Notícias
Governo do Estado encerra o Setembro Amarelo com ações em unidades de saúde

Durante todo o mês de setembro, equipes multiprofissionais e os Núcleos de Educação Permanente (NEP) promoveram atividades em alusão à campanha Setembro Amarelo nas unidades públicas de saúde do Governo do Estado, gerenciadas pelo Instituto Acqua. As ações reforçaram que pedir ajuda não é fraqueza, mas um ato de coragem, em um mês dedicado à prevenção e combate ao suicídio.
No Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra foi realizada uma dinâmica com o tema “Correio do Bem”. Os pacientes tiveram acesso à uma caixa contendo mensagens de apoio e motivação. De acordo com a psicóloga da unidade, Raiana Assis, muitas pessoas sofrem em silêncio e abrir esse espaço ajuda a reduzir o tabu e encorajar quem precisa buscar ajuda. “Nossas ações educativas orientam sobre sinais de alerta, fatores de risco e formas de apoio, tanto para quem sofre quanto para familiares e amigos. Quanto mais a sociedade entende sobre o sofrimento psíquico, maior a chance de oferecer suporte adequado”, concluiu a profissional.
Dona Maria das Dores da Silva, 57 anos, moradora de Santo Antônio dos Lopes, está fazendo diálise há três meses e conta que os dias em tratamento não são fáceis. “Para mim é muito importante que tenham essas atividades, porque a gente sofre muito nesse tratamento, a gente tem que ser forte e não deixar se entristecer com os problemas”, comenta.
Em São Luís, os profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos também participaram de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo. A enfermeira do centro cirúrgico, Suelen Carvalho, destacou a atividade como ponto positivo, visto que muitos profissionais também passam por momentos de sofrimento. “O treinamento foi muito positivo, nos alerta sobre vários aspectos, além de favorecer a troca com os outros participantes”, destacou.
Na Maternidade de Paço do Lumiar, profissionais participaram de palestra de conscientização sobre a importância da saúde mental no ambiente hospitalar. A ação teve como foco ampliar o olhar sobre os desafios enfrentados pelos colaboradores na unidade de saúde, que podem resultar na sobrecarga física e mental.
Outras unidades, como a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Regional de Balsas, Policlínica de Presidente Dutra, Sorrir Presidente Dutra, Policlínica da Criança, Policlínica de Santa Inês e Hospital da Criança de Colinas, também realizaram ações da campanha Setembro Amarelo.