Notícias
Governo discute fortalecimento da política estadual de saúde bucal em encontro com representantes dos 217 municípios

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta terça-feira (21), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, o Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal. Com o tema “Fortalecendo a Saúde Bucal no Maranhão: Um Compromisso com a Qualidade de Vida”. O propósito foi reforçar o compromisso coletivo com o fortalecimento da Política Estadual de Saúde Bucal, compartilhar experiências e definir estratégias que ampliem o acesso e a qualidade da atenção odontológica no estado.
“Ao expandir o número de equipes, estamos prestando orientação nas atividades que são essenciais para levar uma assistência de qualidade a toda a população maranhense. Nosso propósito é levar uma qualidade de vida e saúde bucal para quem necessita”, afirmou o superintendente da Atenção Primária à Saúde da SES, Willian Vieira.
O evento reuniu representantes dos 217 municípios, como coordenadores de saúde bucal de todos os municípios maranhenses, bem como gestores de unidades, profissionais e pesquisadores acadêmicos.
O encontro aconteceu durante todo o dia e abordou indicadores de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde (APS), assim como a integralidade da assistência a pessoas com doenças genéticas hereditárias, infecciosas e crônicas.
Palestrando sobre o tema “A força da prevenção e a odontologia minimamente invasiva na prática da saúde bucal”, a professora doutora do curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Cecília Cláudia Costa Ribeiro, comentou que a compreensão do adoecimento por doenças crônicas não transmissíveis, como a cárie, requer uma visão política ampla.
“Políticas como a taxação de bebidas açucaradas e alimentos ultraprocessados e o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, especialmente os da agricultura familiar nas escolas, são essenciais. Esse esforço resultará em um futuro mais saudável, através de uma ação intersetorial, envolvendo Educação, Saúde e Políticas Públicas, destinadas ao enfrentamento de determinantes sociais em saúde”, disse a professora doutora Cecília Ribeiro.
A dentista e coordenadora de Saúde Bucal do município de Carutapera, Deuzilene Vale, destacou que eventos como esse fortalecem a Atenção Primária e garantem mais qualidade e resultados na saúde da população. “Eventos como esse somam para que a gente possa, através da nossa Atenção Primária, levar melhorias para a população, para atingir as nossas metas, que são os nossos indicadores, assim como oferecer um serviço de qualidade para a nossa comunidade”.
Além das palestras e troca de experiências, houve a entrega de Kits de Saúde Bucal, através do Programa Cuidar de Todos. Na ocasião, foram distribuídos 90 mil kits com base na quantidade de equipes de saúde bucal de cada município.
“Com os kits, os municípios poderão fortalecer a execução de suas estratégias de enfrentamento e assistência de forma que consigam alcançar o indicador de escovação supervisionada no novo financiamento de saúde bucal, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Cada kit doado pelo governo contém escova dental, fio dental e creme dental para a população ter prevenção em saúde bucal”, pontuou a coordenadora de Atenção à Saúde Bucal da SES, Mayana Soares Vieira Heluy.