Notícias
Governo destaca importância da doação de leite durante Campanha Agosto Dourado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou as mobilizações alusivas à Campanha Agosto Dourado 2025, que este ano tem como tema “Cada gota carrega uma esperança”. O enfoque da campanha é o incentivo às ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos territórios no âmbito das ações da Atenção Primária em Saúde (APS), maternidades e Bancos de Leite humano do Maranhão.
“Falar sobre o aleitamento humano é essencial nos dias atuais, porque ele promove a saúde integral da criança e da mãe, fortalece o vínculo afetivo, reduz a mortalidade infantil e protege contra doenças na infância e na vida adulta. Além disso, o aleitamento materno contribui para a segurança alimentar e nutricional do bebê, é ecologicamente sustentável e socialmente equitativo, sendo uma prática que precisa ser valorizada e apoiada por todas as pessoas e instituições públicas e privadas”, afirmou o nutricionista e coordenador de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho.
Na Rede Estadual de Saúde, a unidade referência para doação e coleta de leite humano é o Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade (MACMA), situada em São Luís, no bairro da Cohab. Em 2024, a MACMA coletou 1.426 litros de leite humano, conquistou 1.713 doadoras de leite e beneficiou 1.637 bebês.
O leite materno é o primeiro alimento que a criança deve ter, e preferencialmente o único nos primeiros seis meses de vida. Para os bebês que nasceram no período adequado de gestação, ele é um alimento que contribui para o fortalecimento do vínculo com a mãe e que auxilia no ganho de peso.
Já para os bebês prematuros (pré-termo), o leite traz benefícios extras, como acelerar o desenvolvimento físico e cognitivo.
Além do aspecto nutricional, o leite materno previne a diarreia, infecções respiratórias, reduzindo também o risco de alergias, diabetes e obesidade. Para a mãe, o ato de amamentar ajuda na recuperação pós-parto, reduz o risco de hemorragia e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovário e endométrio.
Programação
A abertura oficial da programação da Campanha Agosto Dourado 2025 acontecerá no próximo dia 6 de agosto, no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE), situada no bairro Renascença, em São Luís.
A SES, em parceria com o Ministério da Saúde, também realizará no período de 19 a 22 de agosto, as oficinas para qualificação de profissionais da APS e vigilância sanitária para atuarem como multiplicadores e monitoradores da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, Mamadeiras e Chupetas (NBCAL) e da Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA). As oficinas contarão com a participação do Ministério da Saúde.
Além disso, a programação contará ainda com a realização de exposição fotográfica com imagens de mulheres que amamentam e relatos sobre a suas experiências na amamentação de seus filhos.
A exposição será volante e estará presente em diferentes locais como no Edifício Almere Office, localizado no bairro do Calhau, em São Luís, onde fica sediada a Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS-SES), além de maternidades e outros espaços públicos.
Estrutura
O Estado do Maranhão dispõe de quatro Bancos de Leite no total. Em São Luís, mulheres que estão amamentando podem encontrar apoio, tanto para a nutrição de seus filhos, como para a doação de leite humano, no Banco de leite Humano da MACMA; e no Hospital Universitário da UFMA, localizado no Centro de São Luís.
No interior do estado, a assistência é ofertada na Maternidade de Alta Complexidade de Imperatriz (MARI) e na Maternidade Carmosina Coutinho, em Caxias.
Doação de Leite e Frascos
As mulheres que quiserem fazer a doação de leite e de frascos para armazenamento de leite humano, podem recorrer aos bancos de leite do estado. São eles: MACMA, em São Luís; MARI, em Imperatriz; e Maternidade Carmosina Coutinho, em Caxias.
Os frascos a serem doados devem ser de vidro, com tampa rosqueável e de plástico, do tipo café solúvel, com capacidade de 200 a 500 ml.
Além destes pontos fixos, o governo também disponibiliza pontos temporários para recebimento de frascos como no Hospital Genésio Rêgo (Vila Palmeira) e no Hospital Aquiles Lisboa (Bonfim).