Notícias
Governo debate segurança e qualidade no cuidado oncológico no 3º Fórum de Oncologia do Maranhão

Com o tema “Segurança e qualidade no cuidado ao paciente oncológico”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta sexta-feira (24), o 3º Fórum de Oncologia do Maranhão, do Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho. O evento foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e teve como objetivo dialogar e propor soluções para os desafios no enfrentamento e melhorias no tratamento do câncer.
“Eventos como o Fórum de Oncologia permitem que tanto os acadêmicos quanto os profissionais de assistência troquem experiências e informações, de forma que isso contribua para subsidiar respostas que sejam ferramentas mais eficientes e exitosas no dia a dia do tratamento do câncer. Com isso, investimos para que o serviço e a assistência ofertados aos pacientes sejam de mais qualidade, bem como mais humanos e seguros”, afirmou a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque.
Para envolver os participantes, a organização do evento apresentou como atração cultural o Boi de Morros.
Luana Gabaia, 24 anos, é natural de Bacabal, acadêmica do curso de Enfermagem e também paciente oncológica em remissão, após tratamento de câncer de pulmão no Hospital Dr. Tarquínio Lopes Filho. Ela contou que o fórum, este ano, apostou em uma abordagem mais humanizada, envolvendo tanto o paciente quanto o profissional.
“O que me motivou a escolher o curso de Enfermagem, e posteriormente a área da oncologia, foi a minha história na oncologia. Sou paciente oncológica em remissão, descobri o câncer de pulmão em 2020 e, em 2022, entrei no curso de Enfermagem. Quando entendi o olhar de profissional, não só o de paciente, me apaixonei ainda mais pela oncologia. O medo que eu tinha, o receio, a minha história com o câncer hoje, se transformaram em esperança e na vontade de fazer a diferença na vida do paciente como profissional de Enfermagem oncológica”, compartilhou Luana.
Segundo o diretor geral do Hospital de Oncologia do Maranhão, Klebson Soares, o fórum é um momento de interação, conhecimento e despertar para a humanização. “É importante ter técnica e conhecimento, mas o mais importante é fazer com amor e tratar as pessoas com humanidade e dignidade. O fórum visa trazer conhecimento e mudar a mentalidade das pessoas para transformar a saúde e o atendimento, sendo também um momento de interação, reflexão e aquisição de novos conhecimentos para transformar a saúde e a assistência”, afirmou o diretor.
Na edição de 2025, o evento abordou ainda temas como “Cuidado paliativo precoce: quando identificar?”, “Ostomia no paciente oncológico”, “Desafios éticos na indicação cirúrgica em pacientes com tumores avançados e incuráveis” e “Evidência e cuidado: o papel da pesquisa científica na excelência assistencial”.
Palestrando sobre o tema “Gestão das emoções”, a representante da Federação Brasileira do Coach Integral Sistêmico (Febracis), Thaiz Albuquerque, destacou que o profissional precisa estar consciente de que a jornada oncológica implica em doação. “Cuidar das emoções é um ato de amor ao paciente, principalmente porque o profissional capacitado pode ajudar a fortalecer as emoções, ressignificar a dor e a perda. O propósito pelo qual se escolheu estar naquele ambiente é pela missão de cuidar e ajudar. Quanto melhor a conexão com o paciente, mais se ajuda a responder bem ao tratamento”, enfatizou Thaiz.
Além das palestras, houve ainda a mesa redonda “Cuidado integral ao paciente oncológico”, conduzida pela terapeuta ocupacional Valéria Buhatem, a fonoaudióloga Camila Viana, o fisioterapeuta Cláudio Ribeiro, a psicóloga Mariana Silva e a médica rádio-oncologista Ianara Brasil.
O Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho está localizado no bairro Madre Deus, em São Luís. A unidade é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (Abeas).