Notícias
Governo contabiliza mais de um milhão de atendimentos no Centro de Hemodiálise de Pinheiro

O Centro de Hemodiálise de Pinheiro, equipamento que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completou, nesta segunda-feira (4), cinco anos de funcionamento e já soma 1.462.779 atendimentos realizados. A unidade atende pacientes renais crônicos residentes em um dos 35 municípios situados na Baixada Maranhense.
“Com o Centro de Hemodiálise de Pinheiro, cada cadeira representa uma vida cuidada com atenção e humanidade. Com a unidade, estamos garantindo o tratamento mais perto de casa, mantendo o vínculo com suas famílias e transformando histórias que antes eram de sofrimento em histórias de esperança”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Em 2025, o Centro passou por ampliação no número de cadeiras, saltando de 40 para 44. Com isso, foi possível aumentar também o quantitativo de pacientes beneficiados pelo equipamento, que atualmente atende 265 pacientes renais crônicos.
Referência na Baixada Maranhense, a unidade funciona em três turnos, com apoio de uma equipe composta por médicos nefrologistas, além de profissionais de serviço social, nutrição, psicologia e farmácia. No local, os pacientes também podem realizar exames laboratoriais.
O professor Emilson Rodrigues, natural de Turiaçu, tem 54 anos. Segundo ele, o atendimento é humanizado. “Através do Centro de Hemodiálise de Pinheiro, conseguimos nos aproximar mais da nossa família, pois antes tínhamos que ir para São Luís. Agora estamos mais próximos. Este centro é uma grande conquista para todos”, declarou.
A lavradora Josielma Moraes da Silva, de 34 anos, do município de Matinha, destacou o cuidado dos profissionais como o principal diferencial. “Sempre que a gente solicita algo, sou prontamente atendida. O centro de hemodiálise é muito importante, pois salva nossas vidas”, compartilhou.
Dos mais de um milhão de atendimentos executados em cinco anos de serviços prestados à população, 12.148 foram de consultas médicas, 524.167 de consultas multidisciplinares, 161.017 referentes a serviços de apoio e diagnósticos, 631.484 de procedimentos de enfermagem e 133.963 sessões de terapia renal substitutiva.
De acordo com o diretor geral do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago e do Centro de Hemodiálise de Pinheiro, Fábio Nascimento, o serviço veio para transformar a vida das pessoas. “São pacientes que antigamente sofriam com a necessidade de pegar estrada assim como ferryboat para chegar até a capital. Sem sombra de dúvida a chegada no Centro de Hemodiálise à cidade de Pinheiro transformou significativamente a vida dessas pessoas”.
Rede de Hemodiálise
O Centro de Hemodiálise de Pinheiro faz parte das ações do Governo do Estado de apoio aos pacientes que necessitam de tratamento renal substitutivo. Atualmente, em todo o Maranhão mais de 2.150 pacientes recebem assistência em hemodiálise na Rede de Saúde do Estado.
Além do equipamento em Pinheiro, a rede estadual conta com serviços instalados em Bacabal, São Luís, Açailândia, Balsas, Santa Inês, Caxias, Barreirinhas, Presidente Dutra, Chapadinha, Carutapera, Grajaú e em Floriano-PI (resultado da parceria entre a SES e a prefeitura do município), totalizando 14 unidades e 371 cadeiras de diálise no Maranhão.