Notícias
Governo celebra três anos do Hospital e Maternidade de São Mateus com 800 mil atendimentos

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) celebrou três anos de funcionamento do Hospital e Maternidade de São Mateus com a marca de 799.510 atendimentos, consolidando a unidade como referência em saúde para a população de seis municípios do Médio Mearim. A unidade oferece assistência materno-infantil, ambulatorial e hospitalar, com destaque para os 2.320 partos realizados e 9.368 diagnósticos em triagem neonatal.
Nesse período, também foram registradas 4.365 internações, 1.059 cirurgias, 23.561 atendimentos de urgência, 24.958 consultas médicas e 206.361 atendimentos multidisciplinares, além de 301.828 serviços de apoio e diagnóstico e 224.826 procedimentos de enfermagem.
A dona de casa Rayane dos Santos Lopes, 24 anos, moradora do povoado Coivaras, município de Matões do Norte, recebeu assistência obstétrica na maternidade do hospital na última sexta-feira e foi submetida à uma cirurgia cesariana, onde deu à luz ao menino Abner. “Os profissionais foram muito bons comigo, tive minha primeira filha aqui e resolvi com meu esposo vir a segunda vez e foi tudo bem com meu filho”, disse.
A programação especial de aniversário foi marcada pela oferta de consultas, exames e serviços gratuitos, reunindo a comunidade em um momento de celebração. O evento foi encerrado com depoimentos de profissionais e pacientes e, por fim, o tradicional corte do bolo.
A diretora administrativa, Luciana Gomes, ressaltou o compromisso da unidade com a população. “Comemoramos três anos de funcionamento e, em prol do bem-estar da população, realizamos uma ação social com diversos serviços oferecidos pela Carreta da Mulher Maranhense e pelo Sorrir Móvel. Nossa maternidade também é referência no acompanhamento de pré-natal de alto risco, partos normais e cesáreas, com estrutura humanizada para mães e bebês”, pontuou.
A autônoma Dalva Oliveira Portela, 61 anos, moradora de São Mateus, elogiou a agilidade no atendimento após passar por uma cirurgia de exérese nodular cervical. “Fiz todo o acompanhamento ambulatorial com o cirurgião geral, fui bem atendida e não esperava ser chamada tão rápido para a cirurgia. Na internação, o atendimento também foi maravilhoso”, afirmou.
O Hospital Regional de São Mateus integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua. Possui 50 leitos, 3 quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e enfermarias do Alojamento Conjunto, que proporcionam um atendimento humanizado e acolhedor para mães e bebês. Além disso, a unidade conta com recepção, sala de observação, sala de coleta, triagem, classificação de risco, serviço social, três salas de cirurgia, refeitório, farmácia, entre outros espaços.