Notícias
Governo celebra 9 anos do Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês

“Fico muito feliz e para mim é uma honra ter sido a primeira paciente a dar à luz nessa maternidade”, comemorou Laiane Cantanhede. Ela foi a primeira gestante a dar à luz em 2022 quando inaugurou a ala materna do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. Em 2025, Laiane voltou para realizar o terceiro parto na unidade.
“As profissionais que me atenderam tanto na primeira gestação quanto na segunda, e agora na terceira, estão de parabéns. Todas me acolheram, me deram suporte, apoio e carinho. Tenho certeza de que muitas mães saem daqui felizes como eu”, disse Laiane Cantanhede.
A unidade completou 9 anos de funcionamento, se consolidando como uma referência em atendimentos gerais e materno-infantis na Região do Vale do Pindaré. No período, já foram contabilizados 5,2 milhões de procedimentos gerais, sendo 35.023 mil internações, 28. 017 mil cirurgias, 106 atendimentos de urgência, 1.946.769 milhão consultas multidisciplinares, 2.598.074 milhões em Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).
Os números refletem o compromisso do Governo do Maranhão na ampliação do acesso a serviços especializados no interior do estado, garantindo cuidado, assistência e acolhimento aos maranhenses. A diretora-geral do Macrorregional, Fabíola Carvalho, avaliou o papel estratégico da unidade no Vale do Pindaré. “O hospital tem desempenhado papel fundamental na oferta do atendimento de saúde de média e alta complexidade para a população de toda região. Abrangemos 18 municípios, com uma equipe altamente capacitada, de excelência e muito comprometida e dedicada”, afirmou.
O impacto dessa acessibilidade foi sentido pelo pescador Ezequiel Pessoa, morador de Bom Jardim. Ele deu entrada na unidade para realizar uma cirurgia de hérnia umbilical. “Se não fosse esse hospital, teria que buscar atendimento para o meu caso em São Luís, local mais longe da minha casa. Estou muito feliz em poder contar com esse atendimento aqui perto”.
Para comemorar o avanço na oferta em saúde, o Hospital Macrorregional realizou uma celebração especial voltada para as equipes dos profissionais, com o tradicional corte do bolo, dinâmicas e palestras. A unidade oferece especialidades de cirurgia geral, neurocirurgia, ortopedia, pediatria, cardiologia, urologia, entre outras. Atualmente, conta com 132 leitos, incluindo 10 de UTI Adulto e uma ala materno-infantil com 10 leitos de UTI Neonatal e atendimento de alto risco.
O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, integra a rede estadual de Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua, beneficiando moradores de 18 municípios, entre eles Santa Inês, Pindaré-Mirim, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, Bom Jardim, Santa Luzia do Paruá, Pio XII, Tufilândia, Governador Newton Bello, Alto Alegre do Pindaré, São João do Carú, Araguanã, Satubinha, Centro do Guilherme, Zé Doca.