Notícias
Governo celebra 14 anos da UPA de Coroatá e comemora ampliação de 94% no número de atendimentos

O Governo do Estado registrou um crescimento significativo no número de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá. Este mês, a unidade, que integra a Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa 14 anos e comemora a ampliação da assistência. Em 2024 foi registrado um aumento de 94,2% no número de atendimentos em relação a 2022. Até junho deste ano, 79.615 atendimentos foram registrados, superando os 79.395 atendimentos de 2022.
“A UPA de Coroatá representa acolhimento e resposta rápida em momentos importantes, tudo graças ao trabalho diário dos profissionais que se dedicam a salvar vidas. Esse essencial equipamento é motivo de orgulho e reforça o compromisso do governador Carlos Brandão em oferecer atendimento de qualidade para a nossa população”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Em 2022, ano em que o governador Carlos Brandão assumiu a gestão estadual, teve início o trabalho de ampliação dos atendimentos de urgência e emergência, bem como, de cooperação com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Naquele ano foram registrados 79.395 atendimentos, 109.496 no ano seguinte e 154.163 em 2024.
Em 2025, até o mês de junho, foram registrados 79.615 atendimentos. Ao longo dos 14 anos de funcionamento, já foram realizados 2.265.958 atendimentos. Os dados são do Setor de Faturamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A UPA de Coroatá l dispõe de 15 leitos, sendo oito de ala amarela, quatro de ala vermelha e três de ala pediátrica.
“Nesses últimos 14 anos, a UPA de Coroatá tem se consolidado como um dos serviços de maior importância para a saúde do nosso município. Sua presença representa cuidado, acolhimento e eficiência, garantindo à população atendimento de qualidade em momentos de urgência e emergência”, avalia a diretora administrativa da UPA de Coroatá, Renata Barreto.
Entre os principais serviços realizados pela unidade estão: atendimento médico em pronto atendimento, atendimento ortopédico com imobilização provisória, acolhimento com classificação de risco, pequenas cirurgias (sutura), administração de medicamentos na atenção especializada, eletrocardiograma (ECG), diagnóstico em radiologia e em laboratório clínico.
A UPA de Coroatá integra a rede estadual de saúde, é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e classificada como unidade de Porte II, o que significa capacidade de atendimento de até 250 pacientes por dia, para populações de 100.001 a 200.000 habitantes.