Notícias
Governo capacita profissionais de saúde sobre cuidados com idosos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), em parceria com Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), qualificou profissionais da rede de saúde durante capacitação em gerontologia.
A capacitação beneficiou os profissionais da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Solar do Outono, além de outros serviços que atendem pessoas idosas, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER), Policlínicas e do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI).
A ação foi voltada para capacitação de profissionais e cuidadores para a compreensão ampliada do processo de envelhecimento, promovendo práticas de cuidado, prevenção e promoção da saúde que respeitem a complexidade biopsicossocial da pessoa idosa, com base em princípios de dignidade, autonomia, equidade e integralidade.
“A parceria busca, através da educação em direitos humanos, levar esse conhecimento que é tão importante e pertinente para a nossa sociedade; afinal de contas, os direitos humanos estão em todos os lugares. Neste momento é um projeto piloto e acredito que mais momentos como esse irão surgir. Quem ganha com isso certamente é a população maranhense”, ressaltou o superintendente de Promoção e Educação em Direitos Humanos da Sedihpop, Aluizio Torres.
O desenvolvimento de ações educativas compartilhadas, além de aprimorar o cuidado, contribui para o fortalecimento da rede de atenção intersetorial, estimulando a troca de conhecimento e experiências, e a articulação entre os serviços de saúde, assistência social, educação, cultura e outras políticas públicas. Isso permite respostas mais eficazes, humanizadas e integradas às necessidades da população idosa.
“A atualização profissional é extremamente relevante e necessária, uma vez que constantemente aquilo que é proposto, que é preconizado pela ciência, que tem efetivo funcionamento para a melhora do paciente, do acompanhamento mais qualificado se renova. Desta forma, precisamos proporcionar esses momentos de encontros, de atualização, de formações, que agreguem valores e experiências para que essas práticas promovidas pelos colaboradores da Emserh sejam constantemente melhor estruturadas para atendermos a necessidade dos usuários da melhor forma possível”, reforçou a superintendente de Integração do Trabalho e Educação na Saúde, Izabella Paes.
Foram ministradas aulas com o intuito de compreender diversos aspectos do envelhecimento humano; reconhecer os direitos da pessoa idosa e as diretrizes das políticas públicas de atenção à população idosa; desenvolver competências para o cuidado humanizado e centrado na pessoa idosa; discutir sobre o cuidado com quem cuida, sobre rede de apoio e socialização; refletir sobre estigmas/preconceitos, prevenção de violência e desafios éticos no cuidado à população idosa; apresentar boas práticas para a estimulação e funcionalidade; incentivar práticas interdisciplinares e intersetoriais na atenção ao envelhecimento; entre outros muitos temas.
“Todo profissional da saúde precisa ter o conhecimento legislativo, tem o aspecto técnico da saúde, fisiológico, biológico, anatômico e o dado humano. Tudo precisa estar alinhado com os aspectos legislativos, porque na boa vontade de melhor atender o paciente pode ocorrer erros; por isso além de toda essa técnica da saúde, os profissionais precisam conhecer os aspectos legislativos, não só para atender os idosos da melhor forma, mas também os profissionais precisam se blindar contra eventuais ações; é preciso esse respaldo legislativo, é preciso que o profissional saiba que o que ele está fazendo tem reforço na lei e a finalidade daquele arcabouço, daquela normativa que ele está seguindo”, pontuou o chefe da Assessoria Jurídica da Sedihpop, Diogo Pereira.