Notícias
Governo amplia assistência odontológica para pacientes crônicos no Hemomar

Pessoas com doenças hematológicas crônicas, como hemofilia e anemia falciforme, contam com um atendimento odontológico ainda mais estruturado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A unidade, pioneira na oferta desse tipo de serviço na rede pública estadual, ampliou a estrutura com a implantação de um segundo consultório. A medida deve dobrar a capacidade de atendimentos mensais e reduzir o tempo de espera da unidade, que chegou a realizar 10.397 atendimentos odontológicos em 2024.
A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fortalece a rede de cuidados especializados. O atendimento é exclusivo para pessoas diagnosticadas com doenças hematológicas crônicas no próprio Hemomar. Como esses casos apresentam maior risco de sangramento, os procedimentos odontológicos exigem cuidados diferenciados.
“Os pacientes com doenças hematológicas não podem ser tratados por qualquer odontólogo. Por isso, a importância desse consultório especializado: é um olhar com mais sensibilidade para esse público. Agora, conseguimos ampliar a demanda e atender mais pessoas de forma segura e confortável”, explicou a diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão.
Em 2024, a média de atendimentos mensais era de 866 pessoas, com apenas um consultório, totalizando 10.397 procedimentos odontológicos no ano. Com a nova estrutura, a expectativa é dobrar essa capacidade.
Rosenberg da Silva, de 63 anos, é acompanhado pela unidade desde 2009. Diagnosticado com anemia falciforme, ele voltou ao ambulatório recentemente e comemorou as melhorias. “Sou muito bem acolhido até hoje. Fico feliz em ver como o espaço melhorou, eu desejava muito esse novo espaço. Aqui tudo é maravilhoso, desde a recepção”, afirmou.
Do município de Chapadinha, Joyce da Silva acompanhava o filho Davi de Carvalho, de 7 anos, em tratamento desde os dois anos de idade, também com anemia falciforme. “Aqui é muito bom, só tenho elogios. A gente vem de quatro em quatro meses. O ambiente está lindo e é bom que mais pessoas possam ser atendidas. Aqui é muito confortável”, contou.
Estrutura
A equipe de atendimento odontológico é composta por cinco cirurgiões-dentistas, que atuam de segunda a sexta-feira, integrados a um time multidisciplinar formado por médicos, hemoterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos. Os serviços oferecidos incluem restaurações, limpezas, raspagens gengivais, tratamento de hemorragias e orientações de higiene bucal. Além disso, são distribuídos kits com escova, pasta e fio dental.
A odontóloga Mary Anne de Oliveira ressalta que a nova estrutura facilita a rotina, principalmente de quem vem do interior. “Com os dois consultórios, é possível conciliar o atendimento médico e o odontológico no mesmo dia. Isso faz muita diferença, pois evita que essas pessoas façam várias viagens. Nosso foco é manter a saúde bucal e prevenir problemas mais graves, como infecções ou sangramentos”, pontuou.
Acesso
O atendimento é destinado a pessoas de todas as idades com diagnóstico confirmado no Hemomar, mediante encaminhamento do especialista responsável. A ampliação do serviço reforça o compromisso do Governo do Maranhão com um cuidado mais humanizado, contínuo e especializado.