Notícias
Governo abre inscrições para seminários do Maranhão Livre da Fome e do Bolsa Família com foco na saúde

Gestores, coordenadores e técnicos que atuam na execução dos Programas Maranhão Livre da Fome e Bolsa Família já podem se inscrever para o I Encontro do Programa Maranhão Livre da Fome e o IV Seminário do Programa Bolsa Família – Condicionalidades na Saúde. O evento será realizado em 9 de outubro, no Rio Poty Hotel, em São Luís. As inscrições ficam abertas até 7 de outubro e podem ser feitas pelo link: [url=https://abre.ai/nF00]https://abre.ai/nF00[/url]
Realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o encontro tem como objetivo apoiar os municípios na qualificação da gestão e da informação no âmbito da saúde, fortalecendo as ações de acompanhamento às famílias beneficiárias.
Entre as condicionalidades de saúde previstas pelos programas estão o cumprimento do calendário nacional de vacinação, o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de crianças de 0 a 7 anos e a realização de pré-natal para gestantes.
A programação contará com o lançamento de materiais instrutivos dos Programas Maranhão Livre da Fome e Bolsa Família, seguido de debates sobre intersetorialidade e a garantia do cuidado ao beneficiário do PBF na saúde. Haverá, ainda, mesas sobre o impacto do PMLF na vida dos beneficiários, o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil como condicionalidade do programa e a importância de um pré-natal de qualidade para a saúde das mulheres beneficiárias.
Suporte
A SES terá papel central no processo, oferecendo apoio institucional aos municípios por meio de oficinas regionais, qualificação de profissionais e distribuição de materiais instrutivos que orientem a prática nos territórios. A agenda de capacitações começa a partir do encontro.
O acompanhamento das condicionalidades será realizado principalmente pelas equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), em especial pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam diretamente com as famílias nos municípios.
“A SES vai apoiar os municípios por meio de qualificações profissionais, oficinas e materiais instrutivos que auxiliem os gestores e as equipes no cuidado da população beneficiária. É uma agenda de extrema relevância para o nosso estado, pelo número de famílias que precisam desse acompanhamento para manter o benefício e garantir sua saúde”, afirmou o coordenador estadual de Alimentação e Nutrição, Leudimar Carvalho.