Notícias
Governo abre inscrições para o I Seminário de Boas Práticas do Planifica Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abriu inscrições para o “I Seminário de Boas Práticas do Planifica Maranhão”. O evento possui caráter técnico-científico e é destinado a tutores municipais, de unidade laboratório e expansão, além de gestores municipais e estaduais da saúde que atuam nos municípios situados na Macrorregião Norte de Saúde maranhense.
“O seminário é um espaço voltado para consolidar aprendizados, compartilhar experiências e fortalecer laços entre tutores, gestores e profissionais de saúde. O encontro visa divulgar e valorizar as boas práticas no âmbito da Atenção Primária, contribuindo para o aprimoramento dos serviços e para a efetiva implementação da estratégia do Planifica Maranhão, em benefício da população maranhense”, disse a coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), Iara Leal Torres.
O seminário tem por objetivo compartilhar experiências, desafios e estratégias inovadoras na organização dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS). Os interessados poderão se inscrever como ouvintes e para a apresentação de trabalhos, nas modalidades oral e banner, por meio do link: https://www.saude.ma.gov.br
Devido à quantidade de municípios que compreendem a Macrorregião Norte, a SES dividiu o evento em dois momentos:
– O primeiro, no dia 14 de outubro, na Faculdade Afya Santa Inês, em Santa Inês, destinado a tutores, gestores e profissionais que atuam nas Regiões de Saúde de Santa Inês, Bacabal, Viana e Zé Doca;
– O segundo, no dia 16 de outubro, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, voltado aos que atuam nas Regiões de Saúde de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Rosário e Metropolitana.
A metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (Planifica Maranhão) é uma estratégia desenvolvida pelo Governo do Estado do Maranhão, executada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) desde 2016. Seu objetivo é promover investimentos na Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) dos municípios, a partir da implantação de macro e microprocessos voltados para a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços ofertados.
Uma vez implantada, a iniciativa atua na qualificação da organização dos serviços de saúde locais quanto à promoção de cuidado integrado resolutivo e centrado nas necessidades da população, tais como: pré-natal, atendimento às pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e no fortalecimento das estratégias de vacinação.
Submissão de trabalhos
A inscrição para submissão de trabalhos é gratuita e deverá ser realizada por meio do formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/wdKZZ6FoiDJZYmVK9, no período de 22/09/2025 a 01/10/2025. As produções devem refletir as práticas relacionadas à APS, implementadas no âmbito da organização do processo de trabalho, vigilância em saúde, gestão territorial, entre outros, no contexto do Planifica Maranhão.
A submissão deverá ser feita em um dos seguintes eixos temáticos:
I. Incorporação de tecnologias para o cuidado na APS;
II. Território e Gestão de Base Populacional;
III. O acesso à APS;
IV. Gestão do cuidado;
V. Qualidade e segurança do paciente na APS;
VI. Organização de demandas administrativas da APS.
As apresentações orais ocorrerão presencialmente no formato de Painel Integrado, em que três trabalhos serão apresentados com duração total de 60 minutos, sendo 10 minutos para exposição oral de cada autor, 10 minutos para interação com os participantes e 10 minutos para os avaliadores. Os horários de apresentação dos trabalhos serão divulgados previamente por e-mail.
Os trabalhos para apresentação oral que forem aprovados serão expostos em formato de apresentação (PPT). O arquivo deverá ser enviado, impreterivelmente, para o e-mail: seminario.planificama@gmail.com com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência ao início do evento. Arquivos enviados por outros meios ou fora do prazo estipulado não serão aceitos.
Quanto às exposições de banners, estas também ocorrerão de forma presencial, com duração total de 90 minutos. Os apresentadores deverão comparecer à exposição no dia e horário previamente estabelecidos, com no mínimo 15 minutos de antecedência, e deverão permanecer em seus postos de apresentação durante os 90 minutos.