Notícias
Fapema e SES dão início ao Programa Gestão em Saúde com recepção de bolsistas

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram, nesta quarta-feira (10), a cerimônia de recepção dos bolsistas do Programa Gestão em Saúde (PGS), no Calhau, em São Luís. O evento marcou oficialmente o início das atividades da iniciativa, que vai fortalecer a gestão da saúde pública no estado.
Um total de 24 profissionais, de áreas diversas, atuarão em frentes estratégicas, contribuindo para a melhoria dos serviços e a modernização deste setor. Eles serão alocados em órgãos da pasta, na capital e municípios do interior maranhense, pelo período de dois anos.
Na abertura do evento, o secretário adjunto de Administração e Engenharia da SES, Hugo Ferro, destacou a importância da oportunidade de qualificação e prática, aos novos profissionais. “É uma oportunidade que irá fortalecer a saúde pública no estado. Este programa é um marco na forma como capacitamos e integramos jovens talentos à administração pública, o que foi propiciado por essa parceria com a Fapema, representando um investimento no presente e no futuro da saúde no Maranhão”, ressaltou.
Os contemplados vêm de formações diversas, incluindo Administração, Direito, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Sistemas de Informação, entre outras áreas. O objetivo é fomentar uma atuação interdisciplinar e integrada, com foco na resolução de problemas reais da administração pública em saúde. Eles receberão bolsas com valores entre R$ 3,5 mil e R$ 5 mil, com previsão de atuar pelos próximos dois anos, em órgãos da secretaria, em São Luís e cidades do interior maranhense.
Para o coordenador de Convênios da Fapema, Vinícius Martins, o papel da instituição na construção de parcerias voltadas à formação profissional e à inovação na gestão pública. “A Fapema acredita no poder transformador da ciência, da educação e da gestão eficiente. Esse programa é uma mostra do nosso compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e que gerem oportunidades”, disse ele, que no ato, representou o presidente da Fundação, Nordman Wall.
A coordenadora do Programa Gestão em Saúde, da SES, Kelly Biane, deu as boas-vindas aos novos bolsistas e explicou sobre a iniciativa. “Mais do que um estágio ou uma vivência, o programa é uma verdadeira imersão profissional. Estamos promovendo um ambiente de aprendizado prático, que estimula a inovação e contribui para soluções efetivas na saúde pública”, ressaltou. Também participaram do momento, Laís Araújo (Jurídico) e Hallyne Moreira (Assessora), da FAPEMA, além de equipe técnica da SES.
Ampliação da formação
O Programa Gestão em Saúde consolida como uma resposta à crescente demanda por profissionais qualificados na administração pública de saúde. Além de proporcionar capacitação prática supervisionada, o programa contribui para a implementação de projetos estratégicos e a otimização dos processos internos da SES, impactando diretamente na melhoria dos serviços prestados à população. Os selecionados mostraram seu empenho e expectativas pela experiência prática da profissão.
Graduado em Sistemas de Informação pela Ceuma, João Carlos, compartilhou o entusiasmo com o início da jornada. “Estou muito feliz por ter sido selecionado. Tenho grandes expectativas com esse projeto, que representa um passo importante na minha carreira. Poder aplicar meu conhecimento em um contexto real, com impacto social, é algo muito gratificante”, declarou.
Também bolsista, a nutricionista Ingrid Marques, destacou a oportunidade de vivenciar os desafios da gestão pública. “É uma chance de ampliar meu olhar sobre o funcionamento do sistema de saúde e contribuir com o que aprendi na graduação. Espero crescer muito, profissional e pessoalmente”, comentou.
Para Daiane Cantanhede, técnica administrativa formada pela Fundação Bradesco, a participação no PGS representa um recomeço. “É um privilégio integrar essa equipe. Estou motivada para aprender e colaborar com os projetos da SES. Essa oportunidade representa muito para minha trajetória profissional”, afirmou.