Notícias
Em parceria com o Governo do Maranhão, multinacional Abbott promove edição do Projeto Little Heroes no HCM

Em parceria com o Governo do Maranhão, a Abbott, empresa global da área de saúde e qualidade de vida, promoveu no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) uma edição do projeto Little Heroes. Por meio do projeto, a multinacional americana fornece dispositivos de última geração para procedimentos cardíacos em crianças com cardiopatias congênitas. 15 crianças maranhenses foram contempladas.
As cirurgias cardiológicas pediátricas já são realizadas na rede estadual de saúde, o diferencial da parceria está no uso da técnica de oclusão percutânea, procedimento cirúrgico feito sem necessidade de abrir o tórax da criança.
A cardiologista intervencionista do HCM, Laís Carvalho, explica que o procedimento funciona por meio de uma pequena punção em um vaso da perna, que permite acessar o coração. “É uma intervenção cirúrgica menos invasiva, que diminui o risco de complicações e acelera a volta do paciente à vida normal. Sem o tratamento, a doença pode evoluir para insuficiência cardíaca grave, limitando a vida das crianças e aumentando o risco de morte precoce. Com o procedimento, elas podem crescer com mais saúde, praticar esportes, brincar e frequentar a escola sem restrições”, detalha a especialista.
Na avaliação da subsecretária de Saúde estadual, Liliane Neves, a experiência abre caminho para que o Maranhão passe a realizar com mais frequência esse tipo de procedimento. “Estamos iniciando uma nova fase. A determinação do governador Carlos Brandão e do secretário Tiago Fernandes é que essa tecnologia passe a ser adotada no estado, permitindo que mais crianças sejam atendidas, em menos tempo, e com recuperação mais rápida e segura”, destacou a subsecretária.
As 15 crianças que passam pelos procedimentos têm idades entre 1 e 14 anos. Todas foram previamente avaliadas pela equipe médica e selecionadas por apresentarem condições clínicas adequadas para a realização da técnica percutânea, após acompanhamento e exames detalhados.
O diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros, ressaltou que a iniciativa representa uma nova fase para o atendimento infantil de alta complexidade no Maranhão. “A unidade e nossa equipe estão preparadas, e a parceria com a Abbott é fundamental para dar início a esse processo. Até agora, a principal via utilizada no hospital era a cirurgia tradicional, com abertura do tórax para acessar o coração. Com a técnica percutânea, conseguiremos reduzir o tempo de internação e ampliar o número de crianças atendidas”, destacou.
Emocionada, a dona de casa Patrícia Cristina Diniz, mãe da pequena Aylla Maria, de seis anos, ressaltou a importância da iniciativa para as famílias. “Uma cirurgia é sempre um susto para a gente. Saber que minha filha vai poder se recuperar rápido, sem precisar abrir o peito, é um alívio imenso. É uma esperança renovada para qualquer mãe”, comentou.
Parceria internacional
Os procedimentos integram o Projeto Little Heroes, iniciativa global da Abbott que oferece suporte e dispositivos médicos em diversos países. No Brasil, mais de cem crianças já foram beneficiadas pela iniciativa.
Para a empresa, o impacto social é significativo. “Estamos felizes em realizar, pela primeira vez, a parceria com o Hospital Dr. Carlos Macieira. O Little Heroes transforma a vida de crianças que dificilmente teriam acesso a essas tecnologias inovadoras”, destacou Andreia Vilar, Country Manager da Abbott.