Notícias
Dezembro Vermelho: workshop debate a construção de resposta comunitária ao HIV/Aids

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, no dia 1º de dezembro, o “I Workshop Regional de Experiências Exitosas e/ou Boas Práticas da Região Metropolitana: Prevenção Combinada e Acolhimento: Construindo uma Resposta Comunitária ao HIV/Aids, Livre de Estigma e Discriminação”.
O evento será sediado no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), em São Luís, e marca o início das atividades alusivas à Campanha Dezembro Vermelho, mobilização que chama atenção para prevenção, assistência, e a proteção ao HIV/Aids, além de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
A programação será iniciada às 14 horas e se estenderá até às 17 horas. Os presentes participarão de palestra com tema “Prevenção Combinada: Além da Camisinha”, que servirá de espaço para discutir as diversas ferramentas de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), tais como: o uso de preservativos, testagem regular, assim como as Profilaxias Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP).
Ainda durante o evento, será feita a apresentação de experiências exitosas e/ou boas práticas “Prevenção Combinada e Acolhimento: Construindo uma Resposta Comunitária ao HIV/Aids, Livre de Estigma e Discriminação”.
O Dezembro Vermelho é uma mobilização nacional instituída pela Lei nº 13.504/2017. Para este ano, a campanha irá trabalhar o tema “Nascer sem HIV e Viver sem Aids”, cujo foco é a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST, visando a redução das desigualdades e garantir o acesso as pessoas vulnerabilizadas às estratégias biomédicas e sociais no SUS.
Serviço
O quê: “I Workshop Regional de Experiências Exitosas e/ou Boas Práticas da Região Metropolitana: Prevenção Combinada e Acolhimento: Construindo uma Resposta Comunitária ao HIV/Aids, Livre de Estigma e Discriminação”
Quando: Segunda-feira, dia 1º de dezembro, das 14h às 17h.
Onde: Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA), em São Luís.