Notícias
Com investimentos do Governo, atendimentos aumentam 47,49% na Maternidade Nossa Senhora da Penha

O compromisso do Governo do Maranhão em fortalecer a rede materna no estado, vem garantindo acolhimento humanizado e atendimento de qualidade às gestantes e bebês.
A Maternidade Nossa Senhora da Penha, unidade referência em assistência materno-infantil de baixo risco em São Luís, registrou crescimento de 47,49% no número de atendimentos entre 2020 e 2024. No período, foram realizados 773.021 procedimentos, incluindo 5.639 partos e 23.568 triagens neonatais.
No ano de 2020, a Maternidade realizou 120.430 mil atendimentos. No ano seguinte, esse número subiu para 148.924 mil. Em 2022, quando iniciou a gestão do governador Carlos Brandão, os dados cresceram significativamente, chegando a 159.250 mil. Em 2023, a unidade registrou 166.789 mil procedimentos gerais e em 2024 foram registrados 177.628 mil. Nos primeiros sete meses de 2025, a unidade já realizou 156.006 mil assistências às gestantes.
A superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque de Oliveira, reforçou o impacto positivo da expansão dos números. “Os resultados da Maternidade Nossa Senhora da Penha comprovam o investimento do Governo do Estado na saúde materno-infantil. Estamos ampliando o acesso, incorporando novas tecnologias e qualificando continuamente o cuidado às mulheres e crianças”, destacou.
Avanços e reconhecimento
A maternidade se destaca ainda pela conquista do Selo Hospital Amigo da Criança (IHAC), que reconhece práticas de incentivo ao aleitamento materno, e pela implantação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), além da realização de mutirões de laqueadura.
A diretora técnica da unidade, Bianca Serra, frisou a importância do trabalho integrado da equipe. “Temos uma maternidade estruturada, com atendimento humanizado e serviços que crescem a cada ano. Nosso compromisso é garantir assistência de qualidade às mães e aos bebês, sempre com acolhimento e humanização”, afirmou.
Emocionada, a mãe da pequena Olívia, Marliane Viana, de 31 anos, compartilhou a sua experiência ao dar à luz na unidade. “Estou imensamente satisfeita com o atendimento que recebi aqui. E surpresa com o cuidado de toda a equipe, pois não esperava, afinal não conhecia a maternidade. Todos estão de parabéns, pois fizeram um momento tão delicado ser muito especial na minha vida: o nascimento da minha filha”.
Estrutura e assistência
O cuidado humanizado, o carinho e afetou também marcou o parto da Edilaine Pereira, de 22 anos. “Cheguei aqui com muita dor, mas com pouca dilatação. A equipe me orientou, explicou o passo a passo. Me senti muito segura, acolhida e respeitada”.
A Maternidade Nossa Senhora da Penha integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua. O equipamento oferece consultas de pré-natal, assistência ao parto e pós-parto, acompanhamento psicológico e apoio à saúde mental da mulher, além de práticas de acolhimento e incentivo ao aleitamento materno. Nesta semana, a unidade de saúde completou dez anos de funcionamento.