Notícias
Com foco na prevenção do sarampo, Governo leva vacinação ao Shopping Rua Grande

“Se vacinar é se precaver”, foi o que disse Viviane de Paula Santos, de 45 anos, beneficiada pelo stand de multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalado nesta quinta-feira (11), no piso 1 do Shopping Rua Grande. A iniciativa faz parte da mobilização “Xô Sarampo”, cujo objetivo é facilitar o acesso da população com idade de seis meses a 59 anos à vacina contra o sarampo e demais doses do Calendário Vacinal.
“Eu vim me vacinar porque eu olhei nas redes sociais. É preocupação com a nossa saúde, porque está aparecendo em outros estados o surto de Sarampo. A gente tem que se precaver, porque se a gente não precaver, quem que vai resolver nossa vida?”, acrescentou Viviane.
O stand de multivacinação da SES no Shopping Rua Grande estará disponível para a população até esta sexta-feira, das 9 às 17 horas. Para se vacinar, é importante ter em mãos a carteira de imunização e um documento oficial com foto para identificação.
“A Secretaria de Estado da Saúde tem apoiado as secretarias de saúde dos 217 municípios maranhenses para continuarmos a avançar na segurança em saúde da população. Acreditamos que, ainda neste segundo semestre, iremos alcançar a nossa meta: vacinar pelo menos 95% do público-alvo. No ano passado, chegamos a 84,61% de cobertura, mas neste ano já alcançamos 89,76% em todos os públicos”, disse a chefe do Departamento de Atenção às Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
Além do stand de multivacinação no Shopping Rua Grande, a aplicação da dose contra o sarampo e demais vacinas pode ser feita nas salas de vacinação das Policlínicas Cidade Operária, Vila Luizão e Vinhais, e nos Hospitais Dr. Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa (HAL), bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 217 municípios maranhenses.
Mesmo imunizada contra o sarampo, Ethianny Máximo, de 36 anos, aproveitou a ação estadual para atualizar o esquema vacinal com a dose contra gripe. “Vacinar é saúde. Com a vacina a gente garante o nosso bem-estar”, afirmou.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus do gênero Morbillivirus. Os principais sintomas são tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz entupido ou escorrendo e mal-estar intenso. Altamente contagiosa, a transmissão ocorre por gotículas e aerossóis (tossir, espirrar, falar ou respirar), com período de incubação de 7 a 21 dias (média de 10 dias para febre e 14 dias para exantema).