Notícias
Central Estadual de Transplantes é homenageada em sessão solene na Câmara de Vereadores de São Luís

A Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi homenageada pelos 25 anos de serviços prestados à população maranhense, nesta quinta-feira (28), em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de São Luís.
De autoria do vereador Raimundo Jr., a iniciativa objetivou reconhecer publicamente a importância da organização no trabalho de salvar e devolver qualidade de vida às pessoas que estão na fila de transplante de órgãos.
“São 25 anos de caminhada e muito ainda há para percorrer. Minha sensibilidade aqui não é política, é humanitária. É compreender os passos e a importância que a doação de órgãos tem para muitas famílias, pois falar sobre isso é falar de avanços, fruto de um trabalho de excelência, de uma equipe envolvida, assim como do esforço do Governo do Estado, na pessoa do nosso governador Carlos Brandão”, disse o vereador Raimundo Jr.
Durante a cerimônia, também foi concedido o título de cidadão ludovicense ao coordenador da CET-MA, o médico Hiago Sousa Bastos. “O nosso objetivo hoje é enaltecer o trabalho das pessoas que fazem parte desse processo, nas lideranças, do apoio que a Secretaria de Estado da Saúde na gestão do secretário Tiago Fernandes e do governador Carlos Brandão, trouxeram para a causa do transplante de órgãos e do quanto isso tem impactado na vida das pessoas. É preciso celebrar a trajetória da Central nestes 25 anos, em um ato que valoriza a doação e a sensibilização junto à comunidade”, disse o coordenador da CET-MA, Hiago Sousa Bastos.
Desde o início da gestão Carlos Brandão, em 2022, a CET-MA passou a adotar uma linha de gestão pautada na construção da cultura da doação de órgãos e tecidos. Entre as estratégias implementadas estão a divulgação de ações na imprensa, o treinamento de profissionais de hospitais estaduais e municipais para a sensibilização na abordagem familiar, e facilitar o acesso da população à informação sobre transplante de órgãos e tecidos.
Uma estratégia de destaque foi a implantação do Plano de Aceleração de Transplantes, em 2023. O resultado fez o Maranhão saltar da última posição (27ª) no ranking nacional de doadores efetivos para a 11ª.
Além disso, o estado conseguiu reduzir significativamente a taxa de negativa familiar para doação de órgãos e tecidos, que antes estava em torno de 70% para 54%, equiparando o estado às grandes potências do transplante situadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Outro ponto abordado durante a sessão solene foi a criação de novas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), saltando de três para 24 comissões ativas no estado, sendo oito no interior e as demais situadas na capital.
O avanço no cenário de doação de órgãos e tecidos no Maranhão se perpetuou com a a implantação das Organizações de Procura de Órgãos (OPO): a primeira, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), referência estadual em alta complexidade no SUS; e a segunda, em Imperatriz. Com isso, a CET-MA conseguiu levar eficiência operacional a todos os hospitais da Grande Ilha e também às unidades no interior.
“A Central vem há 25 anos fazendo um trabalho brilhante e, principalmente neste último ano, conquistamos a credencial de unidade transplantadora para o HCM, permitindo realizar transplantes, pois até então a intervenção só era possível em nível federal. É um momento muito significativo até mesmo para a população, que tem a oportunidade de entender ainda mais a importância da doação de órgãos”, enfatizou a superintendente estadual de Regulação da SES, Talita Pereira Veiga.