Notícias
CAPS AD Estadual realiza atividade externa com pacientes na Praia de São Marcos

Com objetivo de ressignificar a condição de vida e proporcionar recomeço, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) realizou, nesta quarta-feira (16), uma ação externa na Praia de São Marcos, em São Luís. Cerca de 30 pacientes assistidos pelo serviço de referência à saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram da atividade, que contou com alongamento, momento contemplação, banho de mar, além da exposição e comercialização de bijuterias confeccionadas pelos pacientes.
“Todos os meses, pelo menos duas vezes, nós trazemos os pacientes para atividades externas, seja em museus, praças, onde eles possam ressocializar, inclusive mostrar para a sociedade que eles existem, que são pessoas que estão lutando e que há uma possibilidade de recuperação sim. Isso ajuda a aumentar a autoestima e a adesão deles ao tratamento dentro do CAPS”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
A ação fora da unidade faz parte de atividades que buscam inserir os pacientes de volta à sociedade, o que envolve visitas a espaços públicos, tais como praças, praias, museus, etc. A ideia é mostrar que é possível conviver sem o uso de álcool ou outras drogas, corroborando assim com a tomada de responsabilidade diante das oportunidades de lazer de maneira saudável.
Quem lavou a alma no banho de mar foi Davidson Serra, de 51 anos, paciente há quase três anos do CAPS AD Estadual. “Para mim, essa atividade é muito boa. Graças a Deus, através do CAPS, eu mudei totalmente minha rotina”, comentou.
Durante o passeio, pacientes que participaram de oficinas executadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) puderam expor e comercializar bijuterias. É o caso de Douglas Silva de Souza, de 58 anos, paciente do Centro há dois anos. “É importante até demais porque uma atividade fora deixa o cara com ânimo, mais forte. Isso ajuda a deixar a cabeça mais aliviada”, afirmou.
Além da oficina de bijuterias, o CAPS AD Estadual já realizou cursos de limpeza e conservação de ambientes, fabricação de pizzas e pães artesanais, artesanato, reciclagem, pintura em tecido, massa de biscuit e corte de cabelo, todos em parceria com o Senac.
“Sabemos que a dependência química é uma doença crônica, progressiva, mas ela é tratável. É exatamente esse passo que nós estamos dando hoje, com atividade física e também mostrando os trabalhos que foram feitos através do Senac. Já são mais de 13 cursos realizados, cursos que são altamente vantajosos, que têm resultado altamente positivo e que os auxilia a vencer a dependência”, descreveu o delegado do 8º Distrito Policial da Liberdade, Joviano Furtado.
CAPS AD
O CAPS AD Estadual recebe pacientes tanto por demanda espontânea como encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. O acolhimento acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas, no bairro do Monte Castelo.
O serviço desenvolve o cuidado em três regimes: intensivo (diário), semi-intensivo (duas vezes por semana) e regime não intensivo (uma vez por semana ou duas vezes por mês). No local, os assistidos recebem acompanhamento de equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas e educadores físicos.