Notícias
CAPS AD Estadual promove cuidados para a saúde da mulher no Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD Estadual), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu uma manhã dedicada à autoestima e ao cuidado com a saúde mental de mulheres atendidas e servidoras. A ação reuniu momentos de beleza e cuidados com o cabelo, além de palestras sobre dependência química, violência doméstica e saúde emocional.
O diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares Costa, destacou que a programação buscou integrar a temática do Outubro Rosa ao contexto da saúde mental feminina. Segundo ele, embora a campanha tradicionalmente foque na prevenção do câncer de mama, é essencial ampliar o olhar para outras doenças que afetam as mulheres, entre elas a dependência química.
“Nos últimos dez anos, o consumo de álcool aumentou 20% no mundo, puxado principalmente pelo público feminino. Isso tem reflexos diretos na saúde mental das mulheres”, explicou o diretor.
Para Maricélia Silva, de 54 anos, uma das mulheres em tratamento, o evento representou um gesto de acolhimento e valorização. “É muito bom participar de atividades assim. A gente aprende coisas que não sabia, se sente cuidada. Deveria ter sempre”, afirmou.
Ela contou que chegou ao CAPS AD na última quinta-feira, após um período difícil de vida nas ruas e que, desde então, encontrou no serviço o apoio necessário para reconstruir a própria história.
A atividade integra as ações da campanha Maranhão Rosa que busca mobilizar e sensibilizar sobre o câncer e incentivo à prevenção.