Notícias
Campanha Janeiro Branco 2026: Governo reforça a valorização dos vínculos afetivos em abertura da campanha

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (14), o Encontro Estadual de Coordenadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Seminário de Experiências Exitosas, sediados no Instituto Navigare, no bairro Cohafuma, em São Luís. O evento marcou o início das atividades alusivas à Campanha Janeiro Branco 2026, que neste ano traz o tema “De Janeiro a Janeiro: por um Maranhão de afetos – Saúde Mental em Movimento”.
As agendas reuniram coordenadores e profissionais dos serviços de saúde mental dos 217 municípios maranhenses, que puderam utilizar o espaço como momento de valorização profissional, orientação e definição de diretrizes no âmbito da saúde mental, além de dialogar sobre as estratégias executadas nos territórios e as formas de desmistificar e romper estigmas sobre o adoecimento mental.
“Nos últimos anos, temos trabalhado para mudar a forma como se fala de saúde mental, entendendo que o cuidado precisa acontecer de janeiro a janeiro. Ao valorizar a diversidade e as potencialidades do Maranhão, resgatamos a identidade cultural e o sentimento de pertencimento das pessoas aos seus territórios. E, alinhados à diretriz de fortalecimento dos municípios, conforme orienta o nosso governador Carlos Brandão, reconhecemos neles o protagonismo e a responsabilidade direta pela oferta desse cuidado”, destacou a coordenadora de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Estado da Saúde, Paula Penha.
A programação teve início com a palestra intitulada “Saúde Mental se constrói todos os dias”, ministrada pelos terapeutas ocupacionais Dilza Neri Correia e Marcelo Matos. A agenda foi realizada durante todo o dia: pela manhã, os participantes acompanharam o Encontro Estadual de Coordenadores da RAPS e, à tarde, o Seminário de Experiências Exitosas.
Em ambos os momentos, o objetivo foi enfatizar a valorização dos vínculos afetivos no trabalho com as relações humanas, tendo a cultura como elemento central do cuidado em saúde, enquanto compromisso permanente nos territórios e nas comunidades.
Joseane Santos, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial tipo 1 (CAPS 1) do município de Colinas, comentou que o seminário foi um momento ímpar e de grande relevância para os municípios. “Na ocasião, compartilhamos a experiência exitosa do projeto Trilhas da Mente, baseado no CAPS Itinerante. O projeto leva informação sobre acompanhamento, cuidados e a importância da prevenção da saúde mental a todas as unidades básicas de saúde e à sociedade em geral. Entendemos que a informação é a chave, pois o projeto tem gerado um número crescente de pessoas procurando o serviço de saúde mental ao saberem onde e quando buscar ajuda, inclusive entre os profissionais”, afirmou.
Quem também prestigiou as agendas alusivas ao Janeiro Branco foi o enfermeiro e coordenador de saúde mental do município de São João do Sóter, Rogério Cruz Mendes. “Foi um momento para aprender com os colegas dos demais municípios, sobre o que eles desenvolvem, para que possamos levar esse conhecimento e práticas exitosas para a nossa realidade. As ações desenvolvidas em 2025 servirão de legado para melhorias em 2026”, disse.
A campanha
A edição 2026 do Janeiro Branco coloca a cultura maranhense como eixo estratégico da promoção da saúde mental, articulando manifestações culturais, práticas esportivas e saberes tradicionais como fatores de pertencimento, identidade e proteção psicossocial.
A partir dessa diretriz, a SES estruturou uma programação em quatro semanas temáticas — Educação e Memória; Corpo em Movimento e Tradição; Alimentação e Identidade Cultural; e Arte, Cultura e Afeto — que será executada pelos municípios em escolas, unidades de saúde, praças, comunidades rurais, quilombolas, aldeias indígenas e espaços culturais.