Notícias
Bloco da Saúde leva alegria e prevenção para a Avenida Litorânea no Circuito Vem pro Mar

Unindo a folia do carnaval à promoção da saúde, o Bloco da Saúde integrou o Circuito Vem Pro Mar, do Governo do Estado, neste domingo (8), na Avenida Litorânea. Durante a programação, foi realizada a distribuição de cerca de 60 mil preservativos e géis lubrificantes, além de orientações aos foliões sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e sobre a doação de sangue.
Acompanhando a agenda, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que Carnaval é alegria, mas também é cuidado. “Estar aqui na Avenida Litorânea é uma forma de aproveitar a festa para orientar, prevenir e salvar vidas, seja com informação sobre ISTs ou incentivando as pessoas à doação de sangue, algo necessário neste período festivo em que estamos. Nosso compromisso é levar saúde onde o povo está, com sensibilidade, respeito e responsabilidade”, afirmou.
O Bloco da Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que acontece todos os anos durante o pré-carnaval do Governo do Estado. O objetivo é unir a alegria da maior festa popular brasileira à mensagem de prevenção e cuidado em saúde, aliando conscientização e acesso à informação. Neste ano, a mobilização esteve sediada na Casa da Praia, localizada entre os camarotes, na Avenida Litorânea.
A servidora da SES e enfermeira Bruna Lima comentou a alegria de poder fazer parte da ação. “Aqui está sendo maravilhoso, um momento de descontração, porque além de trazer a folia para o nosso estado, também estamos passando a mensagem da prevenção em saúde e da integração entre todos os ambientes e setores”, afirmou.
Enquanto os blocos passavam pelo corredor da folia, técnicos da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da SES realizavam abordagem corpo a corpo, distribuindo preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e panfletos com orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e sobre como se tornar um doador regular de sangue, ajudando hospitais no atendimento de urgência e emergência, bem como nas demandas cirúrgicas.
Romário Oliveira, de 33 anos, prestigiou o circuito da Litorânea acompanhado da esposa, Andriele Aguiar, de 36 anos. “Eu achei uma iniciativa ótima, porque é saúde tanto para o homem quanto para a mulher, e isso é muito bom”, disse Romário.
Isabella Oliveira, de 21 anos, foi uma das pessoas abordadas e aprovou a iniciativa. “A meu ver, essa é uma iniciativa muito positiva, porque chama a atenção das pessoas para o cuidado que devem ter consigo e com o outro. Assim, todo mundo pode curtir o carnaval com mais segurança.”
Fevereiro Laranja
Além das ações de prevenção, a SES, por meio da Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), também deu início à divulgação da Campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo sensibilizar a população e os serviços públicos sobre o acompanhamento, diagnóstico e tratamento das leucemias e linfomas, além da importância da doação de medula óssea.
“A doação de medula pode ser realizada por qualquer pessoa juridicamente capaz, até os 35 anos de idade, em qualquer um dos hemocentros do Maranhão. É um procedimento que não dói, super-rápido e prático”, explicou a equipe.
Atualmente, o Maranhão é um dos poucos estados do Brasil que realiza transplante de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A CET-MA integra a Rede Estadual de Saúde do Governo do Estado e é responsável por gerenciar todo o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos no estado, atuando em conjunto com as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), bancos de olhos e hospitais notificantes.