Notícias
Agosto Dourado: Caminhada pelo aleitamento materno mobiliza comunidade no Anjo da Guarda

Profissionais da Maternidade Nossa Senhora da Penha, referência em pré-natal de baixo risco, promoveram uma caminhada pelas ruas da comunidade em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação ocorreu no último fim de semana, no bairro Anjo da Guarda, São Luís (MA).
Com o tema “Amamentação e Sustentabilidade Ambiental”, a ação percorreu a principal feira do bairro, onde foram distribuídos panfletos informativos sobre os benefícios da amamentação, a doação de leite humano e a arrecadação de frascos de vidro com tampa de plástico para armazenamento.
A atividade foi concluída no Parque Botânico da Vale, na Avenida dos Portugueses, com uma roda de conversa sobre mitos e verdades da amamentação. As gestantes assistidas pela maternidade também participaram de um momento de integração com pintura gestacional.
Segundo a diretora administrativa da unidade, Kelma Lucena, a iniciativa reforça o compromisso da maternidade em ampliar o alcance das ações de saúde. “O mês de agosto simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Por isso, saímos das paredes da maternidade e fomos às ruas do Anjo da Guarda, até o Parque Botânico da Vale, sensibilizando a comunidade sobre a importância do leite materno e da doação de frascos para ajudar bebês que estão em UTIs neonatais”, ressaltou.
A ação também foi marcada pelo acolhimento às gestantes. A estudante universitária Nalanda Camilly Silva, 21 anos, destacou a relevância do encontro. “Foi um momento muito especial. Aprendemos mais sobre amamentação, tivemos a pintura gestacional e fomos acolhidas de forma carinhosa”.
“Tiramos dúvidas, recebemos orientações e nos sentimos muito bem cuidadas. A maternidade está de parabéns por nos proporcionar esse momento”, pontuou Analya Gama de Almeida, 21 anos.
Atendimentos
De janeiro a julho de 2025 a unidade já realizou 132.842 atendimentos, sendo internações 1.247, 685 partos (324 cesariana e 361 partos normal), 308 cirurgias, 4.496 atendimentos de urgência, 2.262 consultas médicas, 67.033 consultas multidisciplinares, 33.775 exames do Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), 19.534 procedimentos de enfermagem e 3.502 atendimentos de Diagnóstico e Triagem Neonatal.