Notícias
Ação de multivacinação do Governo do Estado no Golden Shopping aplica mais de 200 doses

O stand de multivacinação do Governo do Estado no Golden Shopping, em São Luís, totalizou 297 doses administradas. A estratégia esteve disponível à população nos dias 30 e 31 de janeiro e teve o objetivo de facilitar o acesso à vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), bem como todas as outras do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ampliar o acesso aos imunizantes representa o retrato de como a gestão estadual tem buscado democratizar os serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão, bem como fortalecer a prevenção de doenças evitáveis por vacinação.
“Vacinar é uma das formas mais eficazes de proteger vidas. Portanto, o nosso compromisso enquanto Governo do Estado é ampliar o acesso, atualizar o esquema vacinal, tudo para proteger a população maranhense, em especial crianças e adolescentes”, destacou o secretário Tiago Fernandes.
Além de oportunizar a regularização do esquema vacinal, a iniciativa ofertou a dose contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, bem como resgatou aqueles com idade entre 15 e 19 anos que ainda não haviam sido vacinados. Do total de doses aplicadas, 56 foram administradas na sexta-feira e 241 no sábado.
Entre as vacinas consideradas de rotina, foram administradas 40 doses contra Influenza, 10 contra a Covid-19, 13 contra Hepatite B, 48 contra Febre Amarela, 12 da Tríplice Viral, 27 da dT, 35 contra Meningocócica ACWY e outras 10 doses contra Varicela.
HPV
Quanto às doses contra o HPV, o stand de multivacinação do governo no Golden Shoppings aplicou 63 doses no total. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2025 foram aplicadas 480.710 doses da vacina contra o HPV, contemplando as faixas etárias de 9 a 14 anos, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 69,35%.
Vale destacar que a vacina contra o HPV continua disponível ao longo do ano para meninos e meninas de 9 a 14 anos, enquanto a dose de resgate para não vacinados de 15 a 19 anos seguirá até o primeiro semestre de 2026.