Notícias
SES capacita gestores e profissionais municipais de saúde para diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Departamento de Controle de Zoonoses, deu início nesta terça-feira (15), capacitação para diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos.
A agenda acontece até quarta-feira (16) no auditório do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Estado do Maranhão (IOC/Lacen-MA), tendo como público gestores e profissionais da saúde dos 217 municípios maranhenses. O encontro conta com apoio do Ministério da Saúde.
“Nosso foco é trabalhar a saúde pública para a população maranhense, uma vez que o território epidemiológico estadual envolvendo animais peçonhentos como aranhas, serpentes, escorpiões e lagartos é vasto. A partir dessa capacitação, esperamos impactar positivamente na soroterapia realizada nos estabelecimentos de saúde”, afirmou a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses da SES, Celma Soares.
A programação incluiu palestras com temas como ‘Situação Epidemiológica dos Acidentes por Animais Peçonhentos no Brasil: A importância da notificação dos acidentes no Sinan’, ‘Rede de Frio: acondicionamento, manuseio, distribuição e descarte dos soros antiveneno’, “Identificação e biologia das serpentes de importância em saúde no Estado do Maranhão’, além de momentos de discussão com os participantes.
O objetivo foi promover a troca de experiências e incentivar gestores e profissionais a compartilharem suas expertises, necessidades de campo e descobrir, a partir dos conteúdos apresentados, as melhores formas de identificar um possível caso de acidentes por animais peçonhentos, bem como a condução do paciente.
Para o coordenador estadual do Programa de Acidentes por Animais Peçonhentos, Flávio Saraiva, é um momento para aperfeiçoar os processos de trabalho. “Quando fazemos a avaliação das fichas de notificação, boa parte delas estão com falhas, tanto no preenchimento como também na dispensação da soroterapia. Diante disso, a capacitação visa melhorar o acolhimento dos pacientes e a assistência realizada em conjunto pelo médico e enfermeiro a fim de evitar complicações e garantir a recuperação plena do indivíduo”, contou.
A enfermeira do Hospital Municipal de Governador Nunes Freire, Izabela Ribeiro, comentou que o treinamento veio em boa hora. “Por dia, nós atendemos uma média diária de três ou quatro vítimas de acidente por animais peçonhentos. O treinamento vai contribuir bastante para podermos observar e diagnosticar melhor se o quadro é grave ou não, orientando toda a equipe sobre o atendimento a ser feito”, disse.
O enfermeiro e coordenador de Vigilância Epidemiológica do município de Jatobá, Melquisedeque Ferreira, comentou que agora poderá ser um multiplicador em seu território. “Todos ganhamos com capacitações como esta, pois quando voltarmos poderemos repassar para as equipes o que aprendemos, já que os principais beneficiados serão os usuários do SUS que fazem uso das nossas unidades de saúde”, destacou.
Para os inscritos que não puderam comparecer, o evento também está sendo transmitido meio da plataforma Google Meet, com apoio técnico da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA).