Notícias
RETROSPECTIVA: GOVERNO CONTABILIZA QUASE 100 MIL PROCEDIMENTOS COM O PROGRAMA MAIS CIRURGIAS

Implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para acelerar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos no Maranhão, as ações do Programa Mais Cirurgias têm mudado a vida de milhares de maranhenses, em todas as regiões do estado. Com o programa, entre 2020 e 2021, foram realizados quase 100 mil procedimentos nas 34 unidades de saúde administradas pelo estado.
Um dos beneficiados com as ações do programa foi o vaqueiro Alan dos Santos Abreu, de 22 anos. Morador da cidade de Lajeado Novo, ele foi diagnosticado com catarata precoce e estava prestes a perder a visão e o emprego por conta do comprometimento no olho direito.
Por conta dos efeitos da pandemia, Alan dos Santos conta que estava esperando há cerca de um ano para realizar o procedimento e aproveitou as ações do Programa Mais Cirurgias, realizadas no mês de novembro no Hospital Macrorregional de Imperatriz, para fazer a cirurgia de catarata.
“Entre o dia que eu fiz a triagem e o procedimento foram cerca de duas semanas. Estou muito feliz com a realização do meu procedimento e com a certeza de que vou poder manter o meu emprego de vaqueiro e levar uma vida normal ao voltar a enxergar 100%”, contou Alan, aliviado.
O Mais Cirurgias foi lançado no mês de janeiro de 2020 e acontece, de modo simultâneo, em todas as unidades da Rede Estadual de Saúde. Entre os resultados positivos do programa está a redução no tempo de espera da população por cirurgias eletivas na rede estadual.
O programa alcança vários públicos. Na cidade de Colinas, por exemplo, uma das beneficiadas foi Eloah da Silva Feitosa, de 4 anos, diagnosticada com uma hérnia inguinal que já estava afetando os seus movimentos.
De acordo com a mãe de Eloah, a balconista Marceane Dias da Silva, de 30 anos, a criança começou a sentir dores no mês de maio deste ano e no mês de julho recebeu o diagnóstico no Hospital da Criança de Colinas. “Graças a Deus, no mês de outubro ela realizou o procedimento cirúrgico para a retirada da hérnia e hoje é outra criança. Fico muito feliz em poder ver a minha filha retomando a sua rotina normal”, comenta a mãe de Eloah, Merceane Dias.
O programa, que havia sido suspenso por conta da pandemia, foi retomado no mês de junho deste ano e oferece à população maranhense cirurgias gerais e em especialidades como oftalmologia, urologia, ortopedia e pediatria, entre outros.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o serviço ajudou a reduzir a demanda reprimida de procedimentos cirúrgicos no estado. Uma demanda que aumentou na pandemia, quando a realização de cirurgias eletivas foi suspensa para dedicação da rede pública de saúde no combate à Covid-19. Esse cenário foi contornado com a implantação de novos hospitais regionais e macrorregionais, o que aumentou a estrutura da rede pública para as cirurgias.
“O cidadão conseguiu ter mais acesso aos seus procedimentos cirúrgicos e agora, espera por menos tempo para a realização deles. Com as unidades da rede estadual de saúde realizando as ações do Mais Cirurgias, o usuário do Sistema Único de Saúde não precisa mais percorrer longas distâncias em busca do serviço que agora já pode ser realizado mais próximo da sua residência. Além do fato que, ao demorar menos tempo para a realização do procedimento, o risco de sequelas é menor, a exemplo dos procedimentos de ortopedia”, disse o secretário.
Segundo Carlos Lula, o próximo passo é continuar os investimentos para instalação de mais unidades de saúde. “Fico muito feliz em percorrer o estado e receber o retorno positivo da população que agora tem acesso a especialistas e serviços mais próximos da sua casa”, frisou.