Notícias
Pacientes avaliam positivamente investimentos do Estado na área materno-infantil em Colinas
Os investimentos do Governo do Estado na área materno-infantil têm feito a diferença na vida de pacientes como a Laiane Alves de Oliveira, que teve o parto de gêmeos realizado na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mantém o Serviço de Atenção Ambulatorial Especializada, com atendimento a gestantes de alto risco.
Laiane fez questão de agradecer a assistência recebida pelos profissionais da unidade de saúde. “Jamais poderia sair da maternidade sem deixar esse pequeno testemunho. Estou aqui para falar do belíssimo atendimento que recebi durante os nove meses de gestação. Todos os profissionais são muito competentes. Quero dar parabéns a todos vocês que fazem parte da área da saúde”, declarou a paciente.
Natural da cidade de Jatobá, que fica a 41 km de Colinas, Laiane foi regulada para o atendimento na maternidade após consulta na Unidade Básica de Saúde do município. O Serviço de Atenção Primária à Saúde dos municípios incluídos na Regional de Saúde da região de Colinas realiza a estratificação das pacientes e encaminha para o atendimento especializado na maternidade. O agendamento das consultas é feito por telefone ou por e-mail.
A coordenadora do Serviço de Atenção Ambulatorial Especializado da maternidade, Marllany da Silva Pereira Santos, explica que o atendimento do setor é feito em parceria com o serviço municipal de atenção primária à saúde.
“No ambulatório especializado, fazemos a avaliação do risco gestacional com acompanhamento multiprofissional. A equipe conta com médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem. Fazemos um ciclo de atenção contínua com mapeamento e acompanhamento de fatores de risco e cuidados assistenciais para garantir o parto seguro”, disse.
A profissional ressalta, ainda, que a gravidez de gêmeos é considerada de alto risco por ser suscetível ao aborto espontâneo, o desenvolvimento de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto prematuro. No ambulatório especializado são feitos exames de imagem, testes laboratoriais, acompanhamento nutricional e medicações específicas.
O atendimento na maternidade cumpre ainda os protocolos de segurança e medidas de precaução contra a Covid-19. A maternidade já realizou mais de 200 partos neste ano. “As gestantes e acompanhantes são orientadas quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras e regras de higiene. Na entrada dos pacientes, na classificação de risco, nós realizamos testes de Covid. Caso ela esteja positivada, é encaminhada para o setor de isolamento para atendimento direcionado. Se o resultado for negativo, vai para a Central de Parto da maternidade”, esclareceu Marllany Santos.
Serviço
Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES, a Maternidade Humberto Coutinho, inaugurada em 2018, conta com 10 leitos de UTI NeoNatal, 24 leitos de internação em obstetrícia clínica e cirúrgica e 20 leitos de internação em pediatria clínica e cirúrgica e 1 de neonatologia. Além disso, dispõe de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) que compreende diagnóstico por radiologia, diagnóstico por ultrassonografia e diagnóstico em laboratório clínico.