Notícias
Maranhão sedia Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária, realizado pelo Ministério da Saúde
Gestores e coordenadores de saúde de todo o Maranhão participaram, nesta terça-feira (3), no Rio Poty Hotel, da segunda rodada de encontros do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS), do programa Previne Brasil. Realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/MA), o evento teve como objetivo promover um espaço de debate, visando à qualificação dos processos de trabalho e melhoria dos serviços de saúde na Atenção Básica.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, destacou que o Governo do Maranhão tem dado apoio institucional a todos os 217 municípios e considerou que o encontro é uma oportunidade para somar esforços. “O Ministério da Saúde vem trabalhando, com todos os estados, temas relativos ao Previne Brasil e, no seminário realizado, foi visto o quanto é necessário dar continuidade ao processo de capacitação dos municípios. No que compete ao Governo do Estado, temos atuado na linha do apoio institucional, com a realização de treinamentos e monitoramentos, sempre enfatizando a importância de uma abordagem de qualificação dos profissionais que atuam na ponta, em contato direto com o usuário do SUS”, disse Waldise.
O programa Previne Brasil foi instituído em novembro de 2019 e caracteriza-se como sendo um modelo de financiamento com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Dessa forma, a proposta tem como princípio o financiamento de ações que viabilizem o acesso de mais pessoas aos serviços ofertados pela Atenção Primária.
O seminário aconteceu durante todo o dia e contou com palestras com temas como: “Ferramentas de Apoio à Gestão do Fundo Nacional de Saúde”, “Componente de Desempenho Previne Brasil 202”, “Cuidado à pessoa com hipertensão e diabete” e “Saúde da Mulher e Gestante e Saúde da Criança”.
O secretário de Atenção Primária em Saúde do Ministério da Saúde, Rafael Câmara, pontuou que o seminário é, antes de tudo, uma estratégia de diálogo. “Desde quando demos início ao Previne, a nossa missão tem sido a de capacitar os profissionais da Atenção Primária, principalmente os que atuam nos municípios mais pobres do país. Nesta segunda rodada, nosso foco foi na busca pela mudança dos indicadores, conversar com quem atua na linha de frente e qualificar as políticas”, disse.
Representando o COSEMS/MA, a secretária municipal de Saúde de Vargem Grande, Thaís Mesquita, comentou que o seminário é importante para a retomada das atividades. “Durante o enfrentamento à Covid-19, manter os indicadores foi o principal desafio. Com certeza, o seminário veio para contribuir com as atividades realizadas, além de auxiliar os municípios quanto aos indicadores, fortalecendo a implementação de novos serviços com qualidade”, destacou.
A coordenadora da Atenção Básica do município de Bom Jardim, Daiane Linhares, disse que o seminário ajudou na troca de experiências entre os gestores. “Um dos principais temas abordados foi a qualificação do pré-natal, que também é um dos grandes desafios para nossa região. Com certeza o evento foi importante para nós, os representantes dos municípios, pois, ao voltarmos ao nosso local de atuação, poderemos ajudar a fortalecer as medidas que vêm sendo executadas”, explicou.