Notícias
Governo recebe apoio do projeto Todos pela Saúde e fortalece enfrentamento ao coronavírus no Maranhão
Ao longo de três meses, o Governo do Estado não tem poupado esforços ao adotar medidas e estratégias no intuito de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e oferecer oportunidade de tratamento aos diagnosticados com o vírus. Durante este período, entidades como o Todos pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco, têm se colocado como parceiras do enfrentamento à Covid-19 no Maranhão.
“A contribuição de parceiros tem sido fundamental para avançarmos nos investimentos da nossa rede de unidades, referência ao atendimento a pacientes do Maranhão. O projeto Todos pela Saúde se une aos nossos esforços em prol da proteção de vidas maranhenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O apoio através do projeto se deu em razão das estratégias executadas pelo poder público estadual no enfrentamento da pandemia. Dentre elas, o aumento da oferta de leitos, o cuidado com as medidas de isolamento e distanciamento social, o decreto de lockdown e a transparência na divulgação de informações sobre a doença.
De acordo com a técnica de referência do projeto, Rosângela Franzese, o Estado tem enfrentado a problemática com bastante coragem, lucidez e tecnologia de gestão. “Existe compromisso com uma gestão de qualidade e que gere resultados voltados para a vida das pessoas. Todos com quem conversei, e que estão em algum cargo de gestão, têm o mesmo foco: O que mais é possível fazer para salvar a vida das pessoas?”, destacou.
O projeto funciona em quatro etapas, sendo a primeira o envio de equipe técnica aos estados para iniciar trabalho conjunto com os secretários estaduais, Centros de Operação de Emergência e hospitais. Após executada esta fase, é feita a organização das demandas e a análise de especialistas, seguido de tomada de decisões com os gestores de saúde estadual e distribuição dos pedidos com acompanhamento das equipes técnicas alocadas.
Doação
O Todos pela Saúde doou à rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde: álcool em gel (galão de 5 litros), máscaras dos tipos cirúrgica e N95, avental, além de óculos especiais. No total, elas somam 454.738 itens, destinados para a cidade de Imperatriz, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto e ao Hospital Regional Materno Infantil (HRMI); e em São Luís, para os Hospitais Dr. Genésio Rêgo e Dr. Carlos Macieira (HCM). Além destes, também foram entregues 20 ventiladores dos tipos portátil e de transporte.