Notícias
Governo realiza alinhamento de ações e compartilha experiências de unidades da rede estadual de saúde
O Governo do Estado promoveu, nesta quarta (8) e quinta-feira (9), uma reunião com os gestores das unidades de saúde administradas em parceria com o Instituto Acqua. O encontro aconteceu no auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e foi realizado com o objetivo de promover o alinhamento das ações e a melhoria do atendimento tanto na capital quanto no interior do estado.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, enfatizou que a rede funciona de forma integrada para que as demandas dos usuários possam ser plenamente atendidas. “O paciente do Sistema Único de Saúde merece um atendimento qualificado e que atenda às suas necessidades. Por isso, é sempre importante promover encontros como esse, que nos permite avaliar o nível de integração, a assistência oferecida e os serviços disponibilizados”, disse o secretário.
No Maranhão, o Instituto Acqua administra, em parceria com a SES, 19 unidades de saúde, que ofertam serviços de média e alta complexidade. Entre hospitais, centros de reabilitação e maternidades, os equipamentos estão distribuídos nas cidades de Paço do Lumiar, Pinheiro, Balsas, Santa Inês, Colinas, Presidente Dutra, além da capital São Luís.
A diretora executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, destacou a importância do encontro. “Foi um momento para reafirmarmos que estamos em um processo de continuidade das ações na área da saúde e reforçar que nossa missão continua a mesma: levar um serviço de excelência para cada maranhense”, pontuou.
O diretor geral da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) da Praia Grande, Fabrício Saraiva, afirmou que a reunião foi um momento importante para a troca de experiências. “Com o controle dos casos da Covid-19, tivemos condições de retomar os atendimentos e atender às demandas da população. Momentos como este são importantes para debatermos como melhor trabalhar”, disse.
Representando a Maternidade Humberto Coutinho, de Colinas, a diretora geral Lourdes Lopes, destacou que os serviços, especialmente na região, precisam continuar em expansão. “Sabemos que a unidade é referência para gestantes dos 15 municípios do Médio Sertão Maranhense. Por mês, são mais de 200 partos que realizamos e quanto mais buscarmos ampliar e aperfeiçoar os serviços ofertados, melhor será para a região”, destacou.