Notícias
Em edição do Ação Resgate, Governo leva serviços de saúde à Praça Deodoro
Em edição do Ação Resgate, o Governo do Maranhão levou, nesta sexta-feira (18), serviços de saúde à Praça Deodoro. O Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estadual aproveitou a oportunidade para ampliar o combate às drogas, incentivando tanto a prevenção quanto a busca pelo tratamento.
Além de consultas, testes rápidos para HIV/Aids, Hepatites A e B, Sífilis, aferição de glicemia e oferta de tratamento para dependentes químicos em situação de rua, a ação levou orientações sobre prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“A opção pela Praça Deodoro se deu pela concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social no local, além de também ser um dos principais pontos comerciais da capital. Cada vez que levamos o Ação Resgate aos espaços públicos, reforçamos a importância da oferta de serviços em saúde à população, contribuindo para prevenção de doenças e qualidade de vida dos beneficiados”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
Somente no ano passado, o Ação Resgate realizou mais de 10 mil atendimentos. A iniciativa é uma forma de popularizar o acesso a atendimentos em saúde mental e fortalecer o combate ao uso de álcool e outras drogas. De acordo com o titular do 3º Distrito Policial, Joviano Furtado, a parceria já perdura por 11 anos. “Além de oportunizar o tratamento aos dependentes químicos, buscamos levar atendimento ao público em geral. Em média, conseguimos alcançar 500 pessoas por ação realizada”, contou.
Jeferson Belfort, de 32 anos, estava em situação de rua e ao saber da iniciativa do CAPS AD resolveu abraçar a oportunidade. “Eu já havia passado por uma casa de recuperação, porém ela fechou e eu retornei às ruas. Daí eu estava próximo e soube da ação hoje pela manhã, então tomei coragem e vi que esta poderia ser a minha chance de mudar de vida”, compartilhou.
O CAPS AD Estadual fica localizado no bairro do Monte Castelo, em São Luís, e funciona de forma substitutiva ao modelo hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço atende pacientes por demanda espontânea ou encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais gerais.