Notícias
Em alusão ao Dia do Índio, Governo leva serviços de saúde a indígenas maranhenses
Entre os dias 19 e 22 desta semana, a Força Estadual de Saúde (Fesma) está reforçando a atenção à população indígena de Itaipava do Grajaú, levando serviços de saúde em parceria com o Ministério Público, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho na região de Barra do Corda acontece em alusão ao Dia do Índio, celebrado nesta terça-feira (19).
A atividade acontece no Centro de Eventos Marcos Soeb e inclui consultas, avaliação nutricional, testagem rápida (HIV, Sífilis e Hepatites), além de aferição pressão arterial e glicemia, vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral (sarampo, rubéola, caxumba).
De acordo com a coordenadora da FESMA, Cheila Farias, o objetivo da ação é prevenir e detectar precocemente doenças evitáveis, como diabetes e hipertensão, bem como avaliar a saúde clínica das gestantes, crianças e idosos das aldeias. “Esse acompanhamento dos povos indígenas é um trabalho constante da Força Estadual de Saúde, que tem contribuído para ampliar o acesso dessa população aos serviços na área da saúde”, disse a coordenadora.
Nesta terça-feira (19), participaram das ações indígenas das aldeias Urucú e Variante. “Hoje está sendo um dia muito importante para todos nós. Eu fico muito alegre não só por mim, mas por ver outros indígenas também recebendo atendimento”, compartilhou a cacique da Aldeia Variante, Nilde Lopes Guajajara, de 34 anos.
Durante a ação, também está sendo oferecido atendimento na área da Saúde Mental. Para Thalita Brito, psicóloga da equipe da FESMA que está presente em Itaipava do Grajaú, o objetivo é trabalhar o princípio da integralidade do SUS entre os indígenas. “A Força tem como principal atribuição atuar junto às populações vulnerabilizadas, por isso trabalha na integralidade ao entender que cuidar da saúde do corpo é tão importante quanto a da mente”, disse.