Notícias
Com proximidade do período chuvoso, Governo promove webinar sobre prevenção de acidentes por animais peçonhentos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quinta-feira (17), às 19h, o webinar “A Importância da Abordagem em Saúde Única dos Animais Peçonhentos na Prevenção e Controle de Acidentes”. O objetivo é informar sobre a situação epidemiológica e manejo clínico dos acidentes em caso de animais peçonhentos. O evento será inteiramente on-line e contará com a participação de especialistas no assunto sendo destinado à sociedade civil e profissionais de saúde.
“A nossa principal intenção é tornar pública informações que são importantes para a saúde da população, por isso temos feito uso dos recursos virtuais para este fim. E, com a chegada do período chuvoso, vimos a urgente necessidade de tornar pública o máximo de informação sobre o assunto para resguardo da saúde das pessoas”, disse a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, Zulmira Batista.
Para participar do webinar, os interessados deverão acessar o evento através de um link na plataforma Teams, que será divulgado via redes sociais e aplicativo de mensagem instantânea. Os interessados deverão criar um login e senha gratuitos para ter acesso à discussão, que na ocasião também fará a diferenciação entre os animais considerados peçonhentos dos venenosos.
O evento é destinado à sociedade de modo geral, em especial aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente nas urgências e emergências de unidades hospitalares, sejam eles médicos, enfermeiros, farmacêuticos e até mesmo os médicos veterinários que estejam em busca de aprimoramento técnico e de conhecimento. Em função da pandemia, e para evitar aglomerações, optou-se por fazer o evento de forma on-line.
O formato veio como ferramenta de disseminação de conteúdo, pois com a chegada das chuvas, aumentam-se os registros de acidentes devido à saída dos animais de seus habitats naturais em busca de abrigo podendo ocorrer de entrarem em casas ou demais estabelecimentos frequentados por humanos.
Identificação e tratamento
Os animais peçonhentos mais comuns no Maranhão são as serpentes. Dentre elas estão a jararaca e a cascavel. Além destes, estão os escorpiões e aranhas. Para que o atendimento seja mais preciso, é importante que seja feita a correta, ou mais aproximada, identificação do animal para que a medicação correta seja dispensada. Em caso de acidente, a orientação da SES é que a vítima busque atendimento médico de forma imediata. Não é recomendável fazer qualquer forma de extração do veneno, uma vez que somente o soro de antiveneno é capaz de impedir o avanço da contaminação na corrente sanguínea, e, consequentemente, salvando a vida do indivíduo.
Para fazer a prevenção e o controle de acidentes causados por animais peçonhentos, a SES estabeleceu ações e diretrizes com vista ao fortalecimento no atendimento e assistência às vítimas. Essas iniciativas são feitas através do Programa de Vigilância e Acidente com Animais Peçonhentos, que atua por meio do acompanhamento dos registros feitos nos Sistemas de Informações do Arquivo Nacional (SINAN) e de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) nas 18 Regiões de Saúde o Maranhão, incluindo a Metropolitana.
Além disso, são distribuídos para todo o estado soros antivenenos e combativos ao veneno destes animais, assim como a realização de treinamentos, orientações de educação em saúde, bem como a supervisão e vigilância.