Notícias
Ação do Corpo de Bombeiros leva alegria a pacientes do Centro de Especialidade Ninar

Dia repleto de sorrisos, animação e muita emoção, no Centro de Especialidade Ninar, Ponta d’Areia, nesta quinta-feira (13). Crianças em tratamento na unidade receberam a visita da cadela Maia, da raça labrador, mascote do projeto Terapia Assistida com Cães, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Entre risadas, brincadeiras e abraços, os pequenos participaram de atividades recreativas, especialmente preparadas para o momento. A presença da labrador trouxe leveza e encantamento ao ambiente hospitalar, confirmando o poder terapêutico do afeto, no processo de cuidado e recuperação.
Maia conquistou a atenção e o carinho das crianças, assim que chegou. Com seu jeito calmo e acolhedor, ela despertou curiosidade e atraiu a meninada, que se deixou cativar pela doçura da cachorrinha. “É gratificante ver o brilho nos olhos das crianças. A presença da cachorrinha Maia trouxe muita descontração e esse gesto de amor, materializado na ação do Corpo de Bombeiros, nos alegra, pois contribui para o bem-estar emocional dos nossos pacientes”, pontuou o secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, que acompanhou a visita.
Um trabalho que vem crescendo e ganha cada vez mais espaço, fruto dos resultados positivos de sua realização, na melhoria da autoestima das crianças atendidas. A ação é um reflexo da missão dos bombeiros, de salvar vidas e promover impacto social, aponta o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. “Nosso trabalho vai além das ocorrências. Projetos como esse consolidam nosso papel humanitário e levar esperança e alegria a essas crianças é uma grata satisfação”, ressaltou.
O Projeto Terapia Assistida com Cães foi criado há cerca de um ano e já visitou unidades como o Hospital Aldenora Bello, o Hospital da Ilha e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Em cada visita, a cadela Maia é acompanhada por profissionais capacitados, garantindo a segurança dos pacientes, da equipe militar e do próprio animal.
De acordo com o major Bruno Gonçalves, coordenador da iniciativa, as visitas são planejadas com antecedência, junto às equipes médicas e de enfermagem e cada ação é cuidadosamente organizada para oferecer momentos de alegria, sem comprometer o tratamento. “O resultado é sempre positivo, com as crianças interagindo, se divertindo e respondendo melhor às terapias clínicas”, explicou.
Ao final da programação, as crianças foram presenteadas com um mimo especial – uma revistinha de colorir com a personagem Maia, inspirando ainda mais carinho pela visitante de quatro patas. “É um gesto simbólico, mas muito impactante, que certamente ficará na memória das crianças e de seus familiares. Que esta proposta se multiplique e parabéns ao Corpo de Bombeiros pela iniciativa”, enfatizou o major Bruno Gonçalves.
Cuidado integral
O Centro de Especialidade Ninar é referência no atendimento a crianças atípicas e com síndromes raras, no estado. Em sua série de serviços, oferece assistência médica e terapêutica multidisciplinar, para crianças de até 12 anos. Os atendimentos incluem especialidades médicas, terapias ocupacionais, atividades sensoriais e exames auditivos de alta precisão. A unidade avança como espaço de cuidado integral, onde o afeto também é parte essencial do tratamento.