Notícias
Retrospectiva 2025: Governo do Maranhão investe em saúde e alcança resultados históricos em 2025

Em 2025, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), consolidou avanços históricos na assistência, na infraestrutura e na oferta de serviços em todas as regiões do estado. Ao longo do ano foram realizadas ações com foco na ampliação ao acesso da população a atendimentos especializados, com a finalidade de garantir mais eficiência à rede hospitalar e fortalecer programas estratégicos.
O ano começou com procedimentos inéditos na rede estadual: foi realizada a primeira trombectomia mecânica, no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), como parte do programa “AVC – Cada Segundo Importa”. Ainda em janeiro, também no HCM, foram realizados procedimentos cardíacos pediátricos inovadores. O hospital se tornou a primeira unidade da rede estadual credenciada para transplantes de rim e fígado, além de ser a unidade de saúde a fazer o primeiro implante coclear da rede estadual, beneficiando uma criança com surdez severa.
“É com muita satisfação que encerramos 2025 com um balanço extremamente positivo para a saúde do Maranhão. Nossas ações foram desenhadas para levar o cuidado mais avançado diretamente à população. Todas as pessoas importam. Por isso, o Maranhão, mais uma vez, demonstra os resultados do empenho do Governo Carlos Brandão. Fizemos história. A cirurgia de implante coclear, por exemplo, agora é uma realidade na rede estadual de saúde”, destacou o secretário de estado de Saúde, Tiago Fernandes.
O HCM também implantou um ambulatório para pacientes com obesidade mórbida, com atendimento multidisciplinar. Cinquenta e cinco cirurgias bariátricas foram realizadas na unidade entre abril e outubro. No Hospital Dr. Juvêncio Mattos, o primeiro semestre foi marcado pela primeira cirurgia pediátrica por videolaparoscopia. Outro marco fundamental foi o primeiro transplante de coração do Maranhão, realizado no início de julho, no HU-UFMA, com apoio da Central de Transplantes do Maranhão. O evento colocou o estado na terceira posição do Nordeste em capacidade de realizar transplantes cardíacos.
Expansão da Rede de Diálise
Outro destaque de 2025 foi a maior expansão já registrada na rede de diálise do Maranhão. O número de máquinas passou de 279 para 562, alcançando 17 das 19 regiões de saúde e beneficiando mais de 3.600 pacientes. Além disso, foram entregues novos Centros de Hemodiálise, como em Barreirinhas, que passou a contar com 26 máquinas e capacidade para 156 pacientes. Em Santa Inês, foram entregues 25 cadeiras, ampliando para mais de 1.900 sessões por mês. Em São Luís, o quarto turno de hemodiálise ampliou em 80 vagas mensais a capacidade de atendimento.
Fortalecimento da Rede e Novos Serviços
O Governo do Estado também investiu em entregas estruturantes, como o novo Ambulatório do Hemomar, que ganhou destaque ao dobrar sua capacidade de atendimentos mensais após as obras de reforma e ampliação. O Ambulatório Especializado para Transplantes Renais do Instituto do Fígado (INFIG) passou a funcionar no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), reforçando os serviços de alta complexidade da rede estadual.
A Policlínica da Criança também foi ampliada, dobrando sua capacidade de atendimento e incorporando novas especialidades. No Hospital Regional de Barreirinhas, a instalação do serviço de ressonância magnética trouxe mais autonomia diagnóstica para a região, com potencial para mais de 4.800 exames anuais.
Avanços em Diagnóstico e Qualidade Laboratorial
A tecnologia e a modernização também foram focos de 2025. O Instituto Oswaldo Cruz – Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA) incorporou a tecnologia qPCR para diagnóstico mais rápido e preciso da hanseníase, reforçando o enfrentamento à doença no estado. Além disso, o laboratório conquistou pela segunda vez consecutiva o Selo de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade, certificação que comprova a confiabilidade dos resultados emitidos e a qualidade dos serviços prestados à população.
“Pelo segundo ano, o laboratório de referência da saúde do nosso governo recebeu o Selo de Excelência do PNCQ/SBAC e obteve destaque no Programa de Ensaio de Proficiência da Funed. Uma valorização que demonstra que estamos avançando na saúde do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão.
Programas Estruturantes e Expansão Assistencial
Em 2025, o governo ampliou o programa “AVC – Cada Segundo Importa”, que foi criado em 2023, para 17 unidades da rede estadual, fortalecendo a linha de cuidado do AVC. Também foi lançado o Programa Salva Coração do Maranhão, que já registrou 117 acionamentos e 96 atendimentos de infarto agudo do miocárdio.
Além disso, foi inaugurado em Paço do Lumiar o programa Planifica Maranhão, que tem como finalidade integrar e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS).
As escolas também receberam expansão assistencial. Atualmente, todos os 217 municípios do Maranhão aderiram ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo principal contribuir para a formação integral dos alunos, prevenindo doenças e enfrentando vulnerabilidades. Este ano, o programa beneficia 1,6 milhão de alunos em 9.642 escolas participantes.
A área da saúde também passou por expansões. O Programa Mais Médicos recebeu 215 novos profissionais. Além disso, a SES entregou 221 ambulâncias este ano, 28 veículos foram destinados à rede estadual e 193 chegaram às prefeituras maranhenses.
Além dessas ações, o Governo do Maranhão expandiu os serviços de saúde ocular, fortalecendo a assistência oftalmológica em todas as regiões. O Programa “Cuidar dos Olhos” avançou na distribuição de óculos de forma significativa. O número total de unidades entregues ultrapassou 165 mil, até julho deste ano, com ações continuadas em diversos municípios.
Ainda sobre a saúde dos olhos, os mutirões de cirurgias oftalmológicas também se intensificaram ao longo do ano. O total de procedimentos de catarata e pterígio chegou a 52.722 até julho, reforçando o compromisso da gestão com a redução das filas e o acesso igualitário ao tratamento. Em abril, mais de 400 cirurgias foram realizadas no Hospital da Ilha, ampliando a capacidade assistencial e beneficiando, principalmente, pacientes idosos.
“Nossa prioridade foi a descentralização do acesso, levando o cuidado especializado para perto de casa. Com investimentos da gestão do governador Carlos Brandão, o Maranhão consolidou um salto de qualidade, com o único objetivo de melhorar o cuidado, o acesso e a qualidade de vida de quem mais precisa”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Prevenção, vigilância e grandes campanhas
As campanhas de vacinação também seguiram fortes em 2025; o Estado registrou uma redução de 60% nos casos de chikungunya no primeiro semestre, resultado direto do fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica, da testagem rápida e de campanhas educativas conduzidas em parceria com os municípios. O Maranhão também mobilizou grandes campanhas de vacinação, incluindo multivacinação, imunização contra influenza, campanha antirrábica, drive-thrus e pontos de vacinação instalados em eventos, como o São João e em shoppings na Grande Ilha.
“Estamos fortalecendo o atendimento e a vacinação em todo o Maranhão para reduzir os casos de doenças gripais”, destacou o governador Carlos Brandão.
O Programa do Glaucoma, que tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença e fornecer o tratamento contínuo, realizou este ano cerca de 27.543 mil atendimentos.
Cirurgias complexas e alta tecnologia
Entre os procedimentos de maior complexidade realizados em 2025, destacaram-se uma cirurgia inédita de bucomaxilofacial com abordagem torácica no Hospital da Ilha, a primeira cranioplastia com prótese 3D personalizada na rede pública, realizada em Caxias, além da realização de captações múltiplas de órgãos ao longo do ano.
Atendimento em grandes eventos e operações sazonais
Durante o Carnaval de 2025, os hospitais de campanha da SES registraram 940 atendimentos e 48 transferências para unidades de referência. Além disso, no período sazonal das síndromes respiratórias, o Hospital de Campanha para Síndromes Gripais Leves, instalado no Multicenter Sebrae, realizou 1.460 atendimentos e 15 transferências, incluindo casos pediátricos.
Reconhecimentos e indicadores positivos
A realização do primeiro transplante cardíaco consolidou o Maranhão como o terceiro estado do Nordeste a ofertar esse procedimento pelo SUS. No campo da Atenção Primária, o Estado alcançou o quinto lugar no ranking nacional de Saúde Bucal, impulsionado pelo aumento de 12,2% das equipes entre 2022 e 2025.
Ações sociais e engajamento da rede
Em 2025, a SES realizou a 1ª Gincana da Saúde Integral, que arrecadou 3,4 toneladas de alimentos destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contou com a participação de servidores, hospitais da rede estadual e unidades regionais de saúde. Ao longo do ano, também foram promovidas corridas e ações de promoção da saúde, fortalecendo a prevenção e o bem-estar da população.
Os animais de estimação também receberam atenção. Em 2025 aconteceu mais edições do Programa “Cuidar de Todos – Saúde Animal”, totalizando 9.594 atendimentos só este ano. A ação vem percorrendo diversos municípios maranhenses, como São Luís, Chapadinha, Caxias, Colinas e São José de Ribamar.
Os avanços alcançados, em 2025, refletem planejamento, investimento contínuo e um compromisso firme com a qualidade de vida da população. O estado do Maranhão encerra o ano não apenas com números expressivos, mas com a certeza de que cada ação reafirma um caminho de crescimento e cuidado que seguirá guiando as políticas públicas nos próximos anos.