Notícias
CIB encerra 2025 com pactuações estratégicas para fortalecer a saúde nos municípios maranhenses

A Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão (CIB/MA) realizou, nesta sexta-feira (19), a 12ª e última reunião ordinária de 2025, reunindo gestores municipais e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no auditório da pasta, em São Luís. O encontro marcou o encerramento do calendário anual de pactuações e reforçou o papel da CIB como instância central de diálogo, deliberação e construção conjunta das políticas públicas de saúde entre estado e municípios.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a subsecretária de Estado de Saúde, Liliane Carvalho, presidiu a reunião e destacou a condução técnica e política da SES ao longo de 2025 no fortalecimento desse espaço de pactuação.
“Encerramos a última reunião ordinária do ano com um balanço muito positivo. A CIB cumpriu seu papel estratégico ao promover consensos importantes entre estado e os municípios, permitindo avanços concretos na organização da rede de saúde, na municipalização de serviços e na execução das políticas pactuadas ao longo de 2025”, afirmou Liliane.
Durante a reunião, foram aprovadas resoluções relevantes para a consolidação das redes assistenciais, como os Planos de Ação Regionais da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência nas regiões de Presidente Dutra, São Luís e Viana; o Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências da região de Chapadinha; e o Plano de Ação da Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil, Rede Alyne, da região de Caxias. Também foi pactuada a implantação de 12 leitos de saúde mental no Hospital Municipal de Imperatriz, ampliando a capacidade de cuidado especializado no sul do estado.
Outras deliberações incluíram a liberação de recursos para custeio do Piso da Atenção Primária para os municípios de Presidente Juscelino e São João do Carú, a aprovação do Plano de Universalização do SAMU 192 no Maranhão, a habilitação de cinco leitos de UTI adulto tipo II no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA), Thaís Mesquita, ressaltou os resultados de 2025 como decisivos para o planejamento dos próximos anos.
“Em 2025, avançamos em pactuações muito relevantes, como a definição do quantitativo de cirurgias eletivas de acordo com as filas e demandas locais, além da aprovação dos planos regionais das 19 regiões de saúde. Essas resoluções criam as bases para a execução do PRI e permitem que os 217 municípios avancem de forma organizada e sustentável a partir de 2026”, destacou a presidente.