Notícias
Governo ganha destaque com experiência exitosa na assistência materno-infantil em conferência nacional de saúde

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou uma experiência exitosa desenvolvida no Ambulatório Especializado Materno-Infantil, vinculado à Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, durante a III Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde e o I Encontro Internacional de Promoção da Saúde, realizados em Brasília.
O trabalho surgiu a partir da identificação de uma taxa significativa de absenteísmo nas consultas agendadas do ambulatório, o que comprometia a continuidade da linha de cuidado e ampliava o tempo de espera para o atendimento especializado. Diante desse desafio, foi fortalecida a comunicação entre o ambulatório, as usuárias e os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).
Como estratégia, foi implantado um protocolo de confirmação prévia do comparecimento das usuárias às consultas, sugerido durante as tutorias de planificação. A iniciativa contribuiu para a reorganização da agenda assistencial, o aumento da adesão aos atendimentos e a redução do absenteísmo, promovendo maior eficiência e qualidade no cuidado materno-infantil.
Intitulado “Redução do absenteísmo a partir da implantação de protocolo de confirmação dos atendimentos em um ambulatório materno-infantil no interior do Maranhão”, o trabalho foi apresentado pela coordenadora do ambulatório, Marllany Santos, destacando os avanços alcançados na oferta de serviços de saúde.
“Apresentar essa experiência em um evento nacional fortalece a troca de conhecimentos e contribui para o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde, além de valorizar as práticas desenvolvidas no âmbito do SUS”, destacou a coordenadora.
O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de dezembro, em Brasília, reunindo gestores, profissionais e instituições de referência nacional e internacional para o compartilhamento de experiências voltadas à qualificação da Atenção à Saúde e à Promoção da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A conferência foi promovida pelo Hospital Israelita Albert Einstein, pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, pela UMANE, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).