Notícias
Governo leva Programa do Glaucoma a municípios da Regional de Bacabal até este sábado (6)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza até este sábado (6) mais uma série de atendimentos do Programa do Glaucoma, desta vez em cinco municípios da Unidade Regional de Saúde (URS) de Bacabal.
A iniciativa teve início na quinta-feira (4), tendo como público pacientes diagnosticados que residem nas cidades de Bom Lugar, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho D’Água das Cunhãs e Bacabal.
“Estamos levando o Programa do Glaucoma às cidades da Regional de Bacabal para garantir que mais maranhenses tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento que preservam a visão e a autonomia. Somente em 2025, já realizamos 27.543 atendimentos, reforçando nosso compromisso de cuidar das pessoas onde elas estão, com serviço organizado e seguro para quem já trata a doença ou que ainda precisa do diagnóstico”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Os pacientes devem comparecer estritamente no horário previsto para início de atendimento, para preenchimento de fichas e realização de pré-exames.
As atividades serão iniciadas no dia 4 de dezembro, em Bom Lugar, fazendo o atendimento ao público no turno da tarde, a partir das 14 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Naildes, situada na entrada da cidade.
Em Lago Verde, os pacientes receberam o atendimento na sexta-feira (5), no anexo ao Hospital Municipal Joana Almeida, das 8 às 10 horas. Ainda na sexta-feira, foi a vez dos pacientes que residem em Conceição do Lago Açu, com serviços executados no Centro de Saúde Prefeito José Alcoforado, bairro Gastão Vieira, das 10h30 às 12h30.
Ainda no dia cinco de dezembro, só que em Olho D’Água das Cunhãs, os atendimentos aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), situado na Avenida das Flores, bairro Residencial Primavera, das 14 às 18 horas.
A programação se encerra no sábado (6), no município de Bacabal, com serviços a serem realizados na Regional de Saúde de Bacabal, situada na BR-316, das 8 às 12 horas.
Além das pessoas que fazem tratamento contra a doença e que já são beneficiados pelo programa, a iniciativa também irá ofertar consulta oftalmológica para quem não possui o diagnóstico. Para tanto, no momento da consulta, o indivíduo deve apresentar cópia do documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.
O programa
O Programa do Glaucoma é uma iniciativa da gestão estadual executada pela SES nas 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Maranhão. O objetivo da estratégia é facilitar o acesso a atendimento para tratamento da doença, evitando a perda da visão, devolvendo qualidade de vida, autonomia e bem-estar.
A estratégia de governo é destinada a pessoas consideradas grupo de risco para a doença, ou seja, aquelas com histórico da doença na família, que têm mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia, diabéticos, que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.
O glaucoma é caracterizado por ser uma lesão nos olhos que provoca aumento da pressão intraocular que se não tratada pode levar à cegueira. Com o acompanhamento médico e uso das medicações é possível evitar a progressão da doença e a perda da visão.