Notícias
Mães de bebês internados na UTI Neonatal participam de piquenique no Hospital Macrorregional de Santa Inês

Mães de bebês internados na UTI Neonatal vivenciaram uma tarde de lazer e interação durante o piquenique organizado pelo Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua. A ação fez parte da Campanha Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade e o cuidado com bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação.
A ação foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). A iniciativa proporcionou um momento de acolhimento e sensibilidade para mães que enfrentam diariamente a rotina intensa do cuidado neonatal. O piquenique aconteceu na área externa da unidade, em um espaço arborizado que ofereceu um ambiente de tranquilidade.
A enfermeira do NEP Thályssa Carvalho destacou a importância de criar oportunidades de escuta, fortalecimento emocional e compartilhamento de experiências entre as mães, reforçando o compromisso com práticas humanizadas.
“A Campanha Novembro Roxo vem para nos lembrar que temos que ter esse olhar mais cuidadoso voltado para as mães de bebês prematuros. Elas enfrentam muitas dificuldades durante o período de internação, são muitos sentimentos envolvidos. Então, promovemos esse momento para que elas possam esquecer um pouco a rotina exaustiva, sejam ouvidas, troquem experiência com outras mães e também recebam orientações sobre a prematuridade”, afirmou.
Patrícia Silva de Castro, 37 anos, do município de Zé Doca, é mãe da pequena Raíssa, de 4 meses, nascida com 28 semanas. “Achei o piquenique maravilhoso. É difícil para a gente esse ambiente hospitalar, então é bom ter esse incentivo. Me identifiquei muito com as histórias compartilhadas, que nos motivam, apesar das dificuldades. Isso é muito bom, pois mostra que existem pessoas que lutam pela nossa causa, a dos bebês prematuros. Tinha informações que eu ainda não conhecia”.
A atividade contou ainda com a presença de uma representante da ONG da Prematuridade de Santa Inês, que também é mãe de prematuro. Em um diálogo sensível, ela compartilhou sua trajetória no materno infantil, relatando desafios, superações e a evolução atual de sua filha. A ação finalizou com a entrega de mimos e lembrancinhas às mães, além de lanches.