Notícias
Maranhão realiza seminário estadual da federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira (13) o “Seminário Estadual da Rede Nacional de Dados em Saúde: processo de Federalização no Maranhão”, consolidando-se como o primeiro estado entre os 19 que participam da etapa estadual do processo de federalização da RNDS a promover o evento. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a modernização da gestão pública em saúde e com o fortalecimento da transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS).
Realizado no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o encontro reuniu gestores, técnicos e colaboradores da rede estadual, contabilizando mais de 200 inscritos de diferentes áreas da SES. O objetivo foi apresentar e debater o processo de federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) — uma ação estratégica que busca integrar, de forma segura e padronizada, os sistemas e informações de saúde entre os níveis federal, estadual e municipal.

A federalização permitirá que os estados tenham acesso direto aos dados nacionais de saúde, ampliando a capacidade de análise e tomada de decisão baseada em evidências reais. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), coordena o projeto, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com a participação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O Maranhão encontra-se em posição de destaque pela maturidade institucional, capacidade técnica e avanço nas áreas de governança e comunicação. “A federalização da RNDS é um marco para o Maranhão. Isso significa mais autonomia, agilidade e planejamento com base em informações reais sobre a saúde da nossa população. É um projeto que conecta todas as áreas da Secretaria e nos permite avançar em uma gestão pública mais integrada e eficiente”, destacou Mayra Nina, superintendente de Saúde Digital da SES e coordenadora estadual do processo de federalização da RNDS no Maranhão.
Entre os participantes, o farmacêutico André Lopes, técnico da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da gestão da informação em saúde e para o aprimoramento do planejamento das políticas públicas. “É muito importante esse momento com os profissionais da saúde. A RNDS vai permitir uma visão mais ampla e integrada dos dados, facilitando o planejamento, o controle e a execução das ações em saúde em todo o estado. É um ganho significativo para a gestão e para o atendimento à população”, afirmou.

Durante o evento, também foi apresentado o Grupo de Trabalho Multisetorial, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde, que tem a finalidade de elaborar planos de trabalho, normativas e políticas para a implantação da Federalização da Rede de Dados em Saúde (RNDS).
O seminário contou com a participação do Conselho Estadual de Saúde e do vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e secretário municipal de saúde de Axixá, Zózimo Neto.