Notícias
Seminário aborda Vigilância Laboratorial em Imperatriz

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Instituto Oswaldo Cruz – Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (IOC/Lacen-MA), realizou no auditório da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) – Campus Imperatriz, nos dias 5 e 6 de novembro, o III Seminário de Vigilância Laboratorial da Macrorregional Sul.
A finalidade do evento foi objetivo discutir os avanços e desafios da vigilância laboratorial em saúde pública no Maranhão, especialmente na Região Macro-Sul, além de qualificar profissionais de saúde, aprimorar a análise de dados, fortalecer a integração entre municípios e estado e melhorar a resposta às emergências em saúde pública.
O público-alvo foi formado por profissionais de laboratório, integrantes dos Núcleos de Vigilância Hospitalar, da Rede Laboratorial de Saúde Pública e da Vigilância em Saúde dos 43 municípios pertencentes Unidades Regionais de Saúde de Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda.
Durante os dois dias de programação, foram realizadas palestras, mesas-redondas e debates voltados para o fortalecimento da rede laboratorial, a troca de experiências e o aprimoramento das estratégias de vigilância epidemiológica.
Com a participação de aproximadamente 90% dos municípios que compõem a Macrorregião Sul, o seminário superou as expectativas dos organizadores e participantes. Segundo Lídio Gonçalves Lima Neto, diretor-geral do IOC/Lacen-MA, o evento foi um marco importante para o fortalecimento da vigilância laboratorial no estado.
“Reunimos representantes dos municípios da região no III Seminário de Vigilância Laboratorial da Macrorregional Sul. Mostramos os avanços obtidos no último ano e discutimos as necessidades para fortalecer a vigilância laboratorial. É um momento para avaliar nossas fortalezas e fragilidades e aprimorar o diagnóstico oportuno e correto, gerando dados que contribuam para prevenir doenças, epidemias e até pandemias”, destacou.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Porto Franco, Thais Bandeira, ressaltou a importância da iniciativa para os municípios. “O seminário é de grande relevância para o nosso município. Por meio do IOC/Lacen-MA conseguimos enviar amostras e identificar quais vírus respiratórios ou arboviroses estão circulando. O conhecimento adquirido aqui será levado para aprimorar nosso trabalho local”, afirmou.
Já o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Imperatriz, Sérgio Almeida, destacou o papel do seminário na integração entre as equipes municipais e o laboratório estadual. “O evento mostra a importância da integração entre a vigilância epidemiológica e o laboratório de referência. O IOC/Lacen-MA tem um papel fundamental na realização de diagnósticos e na triagem dos pacientes. O seminário fomenta o intercâmbio de experiências entre profissionais de diferentes cidades da Macrorregião Sul”, enfatizou.
O III Seminário de Vigilância Laboratorial da Macrorregional Sul reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde em fortalecer a vigilância laboratorial e epidemiológica, promovendo uma rede de cooperação técnica e científica que contribui diretamente para a melhoria da saúde pública no Maranhão.