Notícias
Governo do Maranhão entrega reforma e ampliação do Anexo TEA, do CER Olho d’Água

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta segunda-feira (10) a reforma e ampliação do Anexo TEA, do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Olho d’Água, em São Luís (MA). O espaço, voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições do neurodesenvolvimento, ganhou estrutura modernizada, equipe ampliada e novos ambientes para garantir um cuidado mais acolhedor e eficiente.
Com a ampliação, o número de consultas e terapias no Anexo TEA passará de 2.104 para 8.000 por mês, um avanço que reflete a expansão da equipe multiprofissional, que cresceu de 45 para 83 colaboradores, entre profissionais assistenciais e administrativos. Entre janeiro e agosto de 2025, o CER Olho d’Água registrou 220.923 atendimentos.
A nova estrutura conta com espaços como sala de acolhimento familiar, cinema, 4 consultórios, 14 salas para o desenvolvimento de atividades, recepção, refeitório, sala para regulação emocional, fraldário e salas administrativas. A reestruturação também propiciou um novo local: um jardim sensorial, ambiente projetado para estimular os sentidos e auxiliar no desenvolvimento emocional e cognitivo.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que o novo Anexo TEA reforça o compromisso do Governo do Maranhão com o cuidado integral e humanizado. “O Anexo TEA do CER Olho d’Água é hoje um exemplo de como o investimento em infraestrutura e em equipes qualificadas transforma a vida das famílias e fortalece uma rede pública cada vez mais acolhedora”, afirmou o secretário.
O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ressaltou a importância da expansão para as famílias. “O investimento no Anexo TEA demonstra a sensibilidade do governo com as pessoas que mais precisam. É uma obra que não só amplia a oferta de serviços, mas também devolve dignidade e qualidade de vida às famílias”, afirmou Orleans.
Expansão dos serviços
A ampliação do Anexo TEA também contemplou o fortalecimento da rede de especialidades médicas. O serviço de neuropediatria dobrará a capacidade de atendimento, passando de 160 para 320 consultas mensais, e o de psiquiatria aumentará de 270 para 480. O espaço passa ainda a oferecer o serviço de neuropsicologia, que permitirá acompanhamento mais amplo e integrado às pessoas em cuidado no CER e no Anexo TEA.
A unidade também conta com o Núcleo de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que passa a integrar as estratégias terapêuticas do centro. O núcleo funcionará de forma articulada com as demais abordagens, priorizando planos terapêuticos personalizados para cada criança e sua família.
Jardim sensorial
O ambiente estimula os sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) de forma segura e controlada, auxiliando no processamento sensorial e promovendo o desenvolvimento neurológico e emocional. Além de favorecer a autorregulação, o espaço contribui para a atenção, linguagem e interação social, sendo um importante aliado nas terapias e no bem-estar dos usuários.
Para as famílias atendidas, a entrega do novo Anexo TEA representa mais conforto, acolhimento e qualidade de vida. Lúcio Aurélio Moraes, de 47 anos, pai de Adriel, de 8 anos, e de Gael, de 5, acompanhados há quatro e três anos, respectivamente, comemorou a nova estrutura. “Fiquei muito alegre. A emoção é grande, porque é um espaço que vai acolher nossos filhos de uma maneira que lá fora dificilmente a gente encontra, principalmente com profissionais que os acompanham com dedicação. Aqui, eles não são vistos pela dificuldade, mas pela essência. Precisam de amor e carinho, e é isso que encontramos neste lugar”, destacou.
Jéssica Daiana Silva, de 33 anos, também celebrou as melhorias. A filha, Luísa Melo, de 10 anos, é acompanhada na unidade há dois anos. “Está maravilhoso, não tenho nem palavras para descrever. Antes era só o jardim, e agora tudo está muito diferente. É um espaço importante, principalmente para as crianças menorzinhas, que estão conhecendo o mundo. Com salas climatizadas e estrutura adequada, ficou tudo muito bom”, afirmou.