Notícias
Governo promove debate sobre relações étnico-raciais e saúde no ambiente escolar

O impacto do racismo nas condições de saúde e de aprendizagem foi tema do II Webinário PSE – Relações Étnico-Raciais e Saúde, realizado nesta terça-feira (21). O evento reuniu coordenadores municipais do Programa Saúde na Escola (PSE), profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Educação da Macrorregional Leste, promovendo reflexões sobre a importância de combater práticas racistas na escola e nos serviços de saúde e de fomentar ações antirracistas.
A palestra principal foi ministrada pela psicóloga Victória Silva, integrante do Grupo de Pesquisa Diálogos em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e do grupo de estudos em educação MAFROEDUC. “É necessário compreender o racismo como determinante social da saúde e reconhecer a relevância de políticas públicas e práticas escolares que promovam equidade racial”, afirmou.
Referência técnica do PSE na Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlla Miranda destacou a importância do diálogo intersetorial. “Chegou o momento de a Macrorregional Leste seguir esse percurso, refletindo sobre relações étnico-raciais, saúde e cuidado. Um tema que nos provoca a olhar para o racismo como um determinante social da saúde e a repensar nossas práticas de forma justa, sensível e antirracista, tanto na rede de saúde quanto nas escolas. Temos investido na construção de grupos de trabalho intersetoriais porque acreditamos que o PSE se faz com diálogo, ações coordenadas e olhar atento às realidades dos territórios. É dessa escuta coletiva que nascem soluções mais integradas e transformadoras”, afirmou.
Durante o webinário, os participantes discutiram o racismo como estrutura que organiza o acesso, a qualidade e os desfechos em saúde, à luz da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Também refletiram sobre o papel da escola na reprodução ou enfrentamento do racismo, a importância da Lei nº 10.639/2003 para a educação das relações étnico-raciais e os desafios da Lei nº 14.843/2024 para reconhecer o cuidado como direito, considerando as desigualdades raciais e de gênero no trabalho de cuidado no Brasil.
A atividade integra as ações do PSE dentro da temática prioritária “Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos” para o ciclo 2025–2026. O programa reforça a importância de promover debates no espaço escolar, junto aos profissionais de saúde e educação, fortalecendo a atuação intersetorial como estratégia para o cuidado integral e a equidade racial.
O próximo webinário será realizado no dia 14 de novembro, com a Macrorregional Sul, e discutirá o tema “Como promover saúde por meio do protagonismo juvenil”. O primeiro encontro do ciclo ocorreu em 29 de setembro, com a região Norte, abordando estratégias para prevenir riscos e construir saúde mental em rede.
O PSE é uma estratégia de integração entre saúde e educação que visa promover a saúde integral de estudantes da rede pública de ensino, por meio da articulação entre políticas e ações de ambas as áreas. A iniciativa contribui para a formação de cidadãos mais saudáveis, prevenindo doenças e agravos e promovendo ações de educação e atenção à saúde no ambiente escolar.