Notícias
Governo do Maranhão promove mais uma edição do Programa Cuidar de Todos – Saúde Animal

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu neste sábado (18) mais uma edição do Programa Cuidar de Todos – Saúde Animal, no Centro de Ensino Poeta Cunha Santos, no Parque Vitória, em São Luís. A iniciativa integra a Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal 2025, que traz como tema “Cuidar de todos é cuidar da saúde animal – Uma só saúde, um só cuidado”.
A ação mobilizou famílias, que aproveitaram para garantir a vacinação e os exames de seus animais. Ao todo, foram registrados 1.873 atendimentos. Leiliana Costa, de 39 anos, levou seu cão para vacinar e fazer exames. “Eu trouxe ele para a vacinação e também para colocar os exames em dia. É muito bom ter esse tipo de ação, porque ajuda a prevenir doenças, como a do carrapato, que a gente nem sempre percebe”, contou.
Para Sophia Karolyne Batista, de 12 anos, a oportunidade é uma forma de cuidar com responsabilidade dos pets. “É incrível o Governo oferecer consulta e vacinação de graça, porque a gente já sai daqui sabendo como está a saúde do nosso pet. Isso é bom para eles e para nós também”, disse a estudante.
Durante a ação, foram ofertadas consultas veterinárias gratuitas, vacinação contra a raiva, testes rápidos de leishmaniose em cães, encoleiramento e vermifugação.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o programa fortalece as ações de vigilância e prevenção de zoonoses no Maranhão. “O Governo do Estado tem ampliado o acesso da população à assistência veterinária gratuita. Nós distribuímos vacinas para o 217 municípios, assim também cuidados da saúde da comunidade”, destacou o gestor.
Campanha
A Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal 2025, lançada em 30 de agosto, foi prorrogada até 30 de outubro e já contabiliza 243.979 cães e 131.100 gatos vacinados em todo o Maranhão. O objetivo é vacinar 80% da população canina do estado.
A coordenadora de Vigilância de Zoonoses da SES, Monique Maia, explicou que o programa também contribui para o combate à leishmaniose visceral canina, uma das principais zoonoses no Maranhão. “A estratégia é levar esses serviços de forma itinerante, priorizando áreas com maior vulnerabilidade epidemiológica. Assim, ampliamos o número de animais vacinados e fortalecemos a imunidade coletiva”, afirmou a coordenadora.