Notícias
Captação múltipla de órgãos no Hospital Carlos Macieira reforça avanço dos transplantes no Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, no último sábado (11), mais uma captação múltipla de órgãos no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade referência em alta complexidade. Foram captados fígado, rins, coração e córneas, em um procedimento que simboliza tanto o avanço técnico da rede estadual de saúde quanto a força da solidariedade de uma família que, mesmo em meio à dor, escolheu transformar vidas.
Após a conclusão do protocolo de morte encefálica, a entrevista familiar foi positiva para a doação múltipla, através do apoio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e da Central de Transplantes do Maranhão (CET).
Foram captados dois rins, um fígado, o coração e as duas córneas. O fígado e os rins foram implantados no mesmo dia em pessoas em tratamento do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), que aguardavam na fila de transplantes estadual. As córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos do Maranhão, para transplantes também dentro do estado. Já o coração foi destinado ao Banco de Válvulas de Curitiba (PR), por não haver receptor compatível ativo na lista maranhense.
O coordenador da CET, Hiago Bastos, destacou a dimensão humana do gesto. “Ao todo, sete vidas foram transformadas por esse ato de generosidade. A CET agradece esse ato de amor e generosidade dessa família enlutada, que, mesmo em um momento de muita dor e dificuldade, optou por transformar parte dessa dor em esperança, em oportunidade de transformar outras vidas e de manter parte do seu ente querido viva, ajudando outras pessoas, ajudando ao próximo”, afirmou o coordenador.
O avanço é traduzido em números e novas oportunidades. Somente em 2025, já foram realizados no estado 374 transplantes de córnea, 60 de rim, 24 de fígado e um de coração. No mesmo período, as equipes registraram 380 captações de córneas, 115 de rins, 37 de fígado e 10 de coração. Atualmente, 303 pessoas aguardam por transplante de córnea, 257 por rim e 11 por fígado.
“O resultado reflete o compromisso da gestão estadual em garantir que cada ato de solidariedade se transforme em oportunidade de vida. Mais do que um procedimento técnico, a captação múltipla de órgãos no HCM reafirma que investir em saúde é também investir na esperança”, concluiu o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.