Notícias
Governo do Maranhão oferece exame de densitometria óssea na rede de saúde

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem ampliado o acesso a exames especializados, com objetivo de fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Entre os serviços ofertados na rede estadual está a densitometria óssea, exame fundamental para avaliação da saúde dos ossos e principal método de diagnóstico da osteoporose.
A densitometria óssea é um exame de imagem fundamental na avaliação da saúde dos ossos, especialmente indicado para pessoas com mais de 60 anos. Considerado o principal método para diagnóstico da osteoporose, o exame permite medir com precisão a densidade mineral óssea e identificar a perda de massa, antes mesmo do aparecimento de fraturas. Realizado por meio de um equipamento, chamado densitômetro, o exame é rápido, indolor e não invasivo, e utiliza baixas doses de radiação para escanear regiões, como a coluna lombar, o quadril ou o fêmur, áreas mais suscetíveis à perda óssea.
Na rede pública estadual, umas das unidades que oferece o exame é a Policlínica da Criança, em São Luís. O exame é realizado de segunda a sábado, nos turnos da manhã e da tarde, exceto às quartas-feiras. A a unidade ambulatorial realiza, em média, 250 atendimentos por mês.
“Cuidar da saúde dos idosos é fundamental para que eles possam ter uma vida mais saudável e de qualidade. Na Policlínica, nós priorizamos a saúde da mulher, da criança e da pessoa da terceira idade. No caso específico para o público idoso, readequamos a estrutura física para oferecer mais segurança nos serviços voltados para eles, como os exames de imagem”, explica a coordenadora de enfermagem da unidade, Claudiane Oliveira.
Luzia Ponte, de 63 anos, chegou à Policlínica para realizar o exame de densitometria óssea após encaminhamento do clínico geral. Ela conta que sente muitas dores, principalmente na lombar, e disse que tem a esperança de ter mais qualidade de vida depois do exame. “Sinto muitas dores e o médico suspeita que seja a osteoporose. Por isso, me encaminhou para realizar esse exame para que possa dar o diagnóstico com mais precisão e passar um tratamento mais eficaz. Quando cheguei aqui fiquei surpresa com o atendimento que recebi, todos muito atenciosos e cuidadosos, fui bem atendida, muito mais do que em uma clínica particular”.
Além da osteoporose, a densitometria também auxilia na detecção de outras condições como osteopenia, perda de massa óssea, anterior ao quadro de osteoporose. Para pacientes que já têm o diagnóstico de osteoporose, o exame é essencial para monitorar a eficácia do tratamento ao longo do tempo.
A recomendação médica é que homens e mulheres acima dos 65 anos realizem o exame regularmente, ou mais cedo, em casos de fatores de risco, como histórico familiar da doença, menopausa precoce, tabagismo, uso prolongado de medicamentos que afetam a massa óssea, ou ocorrência de fraturas com traumas mínimos. Segundo especialistas, o diagnóstico precoce é a chave para um tratamento eficaz da osteoporose.
Por ser um exame simples e acessível, a densitometria óssea se tornou uma ferramenta essencial na promoção do envelhecimento saudável, permitindo intervenções médicas precoces que preservam a mobilidade, independência e bem-estar da população idosa.