Notícias
Governo conclui curso do “Formando e Cozinhando” para mães de pacientes do Centro TEA 12+

O projeto “Formando e Cozinhando” realizou sua última aula prática com as mães atípicas do Centro TEA 12+, da rede estadual de saúde, acompanhadas de seus filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta terça-feira (30), no Banco de Alimentos da Ceasa, em São Luís. A iniciativa do Governo do Maranhão é desenvolvida pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedes). Ao todo, 15 mães cuidadoras participaram do curso com carga horária de 100 horas.
O “Formando e Cozinhando” foi pensado como espaço de acolhimento, inclusão e fortalecimento dos vínculos familiares, transformando a cozinha em ambiente de afeto, troca de experiências e construção de autonomia. Além disso, buscou despertar o empreendedorismo e fomentar o trabalho, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social. Cada receita elaborada simbolizou também uma oportunidade de renda, valorização pessoal e perspectivas de futuro.
Dona Genilma dos Santos, de 42 anos, participou acompanhada do filho Yan Calleb, de 15 anos, diagnosticado com TEA nível 1 de suporte. Para ela, a experiência significou novas possibilidades. “Essa oportunidade foi extraordinária. Precisei deixar meu trabalho para cuidar do meu filho e desde 2015 não consegui mais renda. O curso abriu minha mente para novas possibilidades, conhecer outras pessoas produzir em casa e gerar sustento. Eu já estou com saudades”, contou emocionada.
Na aula de encerramento, o chefe de cozinha Felipe Marques conduziu a prática sobre massas e molhos, com preparo de pizza, macarrão e outros pratos. Essa etapa fez parte das 100 horas de formação, que uniram aulas teóricas, oficinas presenciais, ensino a distância e encontros práticos. As participantes também tiveram acesso a uma plataforma EAD, com mais de 12 cursos voltados para empreendedorismo, marketing, criação de marca, uso de redes sociais e estratégias de negócios online.
A diretora geral do Centro TEA 12+, Eliana Moreira Lima Bomfim, destacou que o projeto vai além do aprendizado técnico. “Não é só culinária, é também inclusão e autonomia. Esses momentos geram memórias afetivas e incentivam o empreendedorismo, fortalecendo famílias que encontram nesse espaço uma oportunidade única de aprendizado e convivência”, afirmou Eliana.
Segundo a secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Atração de Investimentos da Sedes, Gabriela Borges, o projeto nasceu de um diálogo entre as duas secretarias, articulado pelos secretários Paulo Cazé Fernandes (Sedes) e Tiago Fernandes (SES). “Muitas mães não têm tempo para buscar alternativas de renda, porque toda a rotina é dedicada aos filhos. O Formando e Cozinhando alia inclusão produtiva, segurança alimentar e estímulo à autonomia. Além disso, cada participante receberá uma capital semente de R$ 500,00 para iniciar sua produção junto com os filhos”, explicou Ana.
O curso teve início em abril com a participação de 15 mães atípicas da Casa TEA 12+, com filhos de nível suporte 1 e 2. O projeto consolidou-se como política pública que alia técnica, inclusão e empreendedorismo, mostrando que a cozinha pode ser espaço de cuidado, aprendizado e transformação social.
Centro TEA 12 +
O Centro TEA 12 + foi inaugurado pelo Governo do Maranhão em abril de 2023, para atender adolescentes a partir de 12 anos de idade e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).