Notícias
Governo implementa nova especialidade no Sorrir Ponta do São Francisco

Neste mês de setembro, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implementou a especialidade de endodontia na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir Ponta do São Francisco, em São Luís.
A Endodontia é a especialidade da Odontologia que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças da polpa dentária e dos tecidos periapicais, que rodeiam a raiz do dente. O tratamento mais comum é o de canal, que visa remover a polpa danificada, limpar o interior do dente e preenchê-lo para salvar de uma extração.
Com a oferta do novo serviço, a população terá, de forma precoce, acesso ao diagnóstico e tratamento, salvando o dente de uma extração.
“A endodontia trata de casos mais complexos de cáries mais profundas que o tratamento restaurador não conseguiu resolver, e devido à alta demanda para essa especialidade solicitamos um profissional endodontista. Inicialmente vai atender os pacientes com encaminhamentos internos, mas também pacientes externos para fazer tratamento endodôntico”, explicou o diretor-geral da Unidade Sorrir Ponta do São Francisco, Philipe Nascimento.
A estudante Daniela Sousa Silva, 28 anos, moradora da Cidade Olímpica, iniciou o tratamento de endodontia (canal). “Recebi o encaminhamento aqui mesmo na clínica para essa especialidade e já vou iniciar o tratamento de canal. Antes, sentia muita dor na hora de comer, sensibilidade até quando caminhava”, comentou.
O pedreiro Antônio de Sousa, 60 anos, morador do bairro São Raimundo, relatou o motivo o que levou a procurar atendimento. “Eu estava com muita dificuldade para me alimentar devido às condições dos meus dentes. Vim e recebi os primeiros atendimentos e agora me encaminharam para esse outro dentista para continuar o tratamento”, frisou.
A marcação para atendimento é feita de forma presencial na recepção do Sorrir, localizado na Avenida Ferreira Goulart, 129, São Luís.
Sorrir Ponta do São Francisco
O Sorrir Ponta do São Francisco integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua. A unidade possui selo de certificação nacional desde novembro de 2024, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado significa que a unidade de saúde bucal cumpre critérios de qualidade e segurança incluindo aspectos estruturais e assistenciais em prol da segurança do paciente.