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Governo fortalece atendimento humanizado em qualificação para profissionais de saúde

Garantir qualificação contínua para os profissionais da rede estadual de saúde é um dos principais compromissos do Governo do Maranhão. Nesse cenário, gestores, equipes assistenciais e de portaria participaram de capacitação voltada ao atendimento humanizado para o público materno-infantil na Maternidade de Alta de Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer as boas práticas, assegurar acolhimento, manejo clínico seguro e de qualidade nas intercorrências obstétricas, comunicação assertiva, efetiva e humanizada, além de proporcionar conforto às gestantes, puérperas e recém-nascidos. O treinamento, com o tema “Atendimento humanizado: Fortalecendo vínculos por meio da comunicação”, englobou estratégias de comunicação desde o atendimento inicial até o pós-parto.
“Com uma comunicação assertiva, qualificada e humana conseguimos destravar vários entraves no atendimento do público materno, desde o pré-natal até o pós-parto. Conseguimos ainda evitar a mortalidade de gestantes e puérperas em nossa unidade, pois conseguimos entender e compreender a real situação de cada paciente que chega até nós. Por isso é importante que os nossos profissionais estejam em qualificação continua”, disse a diretora administrativa da unidade, Ana Clotildes Rolim.
A qualificação foi conduzida pela psicóloga Enezita Vieira. “Estamos aqui para orientar esses profissionais para que eles possam se comunicar de forma mais assertiva e de forma mais humanizada, mais afetiva, olhando para o indivíduo em suas peculiaridades, suas necessidades individuais, e acreditamos que a partir desse olhar, a gente traz mais qualidade de vida para os pacientes, para as famílias, e acaba melhorando essa construção da história dessa gestante”.
A recepcionista do setor de emergência da Maternidade de Alta Complexidade, Alessandra Oliveira, elogiou a iniciativa. “Esse treinamento veio para somar as nossas habilidades como recepcionistas, para melhorar a nossa qualidade no atendimento, deixá-lo mais humano, atender bem as nossas pacientes, que já chegam fragilizadas”.