Notícias
Em parceria com o HCOR, Governo do Maranhão fortalece rede de urgência com projeto nas UPAs Vinhais e Parque Vitória

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está ampliando a qualificação do atendimento nas urgências e emergências com o Projeto Boas Práticas, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo. Nesta semana, técnicos do hospital realizaram visita às UPAs do Vinhais e do Parque Vitória, em São Luís, para avaliar protocolos e sugerir melhorias no cuidado a pacientes com Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Sepse.
As visitas fazem parte do eixo de Implementação de Boas Práticas em Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Sepse, e compõem um cronograma que se estende pelo triênio 2024-2026. No Maranhão, cinco UPAs participam do projeto, incluindo também as unidades de Timon, São João dos Patos e Imperatriz.
Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Nayane Lara, os indicadores utilizados pelo HCor são semelhantes aos que já fazem parte dos protocolos da rede estadual, e o trabalho conjunto permitirá integrar os instrumentos e acrescentar novos pontos, quando necessário. “Será um processo de alinhamento e aperfeiçoamento. Caso identifiquemos aspectos relevantes utilizados em outros estados que ainda não aplicamos, vamos incorporá-los aos nossos protocolos para garantir um cuidado ainda mais qualificado”, afirmou.
A enfermeira especialista em projetos do HCor, Andréia Ribeiro, explicou que a ação tem duração de 18 meses e será acompanhada em etapas. “A visita atual é diagnóstica, para conhecer a estrutura, avaliar os indicadores e sugerir melhorias. No ano que vem, realizaremos uma visita de monitoramento para avaliar os avanços obtidos e a consolidação das mudanças implementadas”, destacou. Ainda, segundo Andreia, outras 100 unidades do país também participam da iniciativa em todo o Brasil.
A SES já participava do projeto Boas Práticas desde 2009, inicialmente com foco exclusivo na área da cardiologia, por meio do apoio do HCor com a Telecardiologia a distância (TLSG). A partir deste ano, a iniciativa está sendo ampliada para os protocolos de SCA, AVC e Sepse, fortalecendo ainda mais a rede estadual de urgência e emergência.
Metas
Entre as metas do projeto estão reduzir o tempo para realização do eletrocardiograma e início da medicação nos casos de SCA, aumentar a taxa de avaliação e reconhecimento precoce dos sintomas no AVC e ampliar a coleta de exames e início do tratamento na sepse.
A proposta é que cada unidade consiga reduzir em pelo menos 20% os tempos de atendimento e ampliar em 20% a adesão às condutas recomendadas em cada protocolo.
O diretor técnico da UPA do Vinhais, Allan Estrela, ressaltou que a presença do HCor reforça o compromisso da equipe com a qualidade da assistência. “Já temos protocolos implantados e a presença do HCor fortalece nosso compromisso em manter a execução correta e avaliar continuamente a qualidade e os resultados alcançados”, afirmou Allan.